Verão é tempo de cores quentes, modelos leves e ousados, além de muito branco, que sempre dá um refresco no calorão! Mas o verão 2016 terá tudo isso e muito mais: terá muito rosa e outros tons pastéis, que devem inspirar não só o segmento da moda, como também o de beleza e decoração.
A inspiração desse ano é o rose quartz, anunciada há poucos dias pela Pantone como a cor da temporada. A empresa é referência mundial por seus sistemas de cores, e lança anualmente a cor que dará o tom aos próximos 12 meses.
A cor de 2016 é um rosa suave e romântico que substitui o marsala, a cor da temporada 2015. O tom pastel abre uma paleta com outras cores suaves, que, nas palavras da diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, surgiu do desejo de se desconectar da tecnologia. "As cores dessa temporada nos transportam para um lugar mais feliz e
ensolarado, onde nos sentimos livres para expressar uma versão mais espirituosa de nossos verdadeiros 'eus'", disse, em nota divulgada no site da marca. "Com nossa cultura ainda cercada por tantas incertezas, continuamos a ansiar por tons mais suaves que
proporcionam uma sensação de calma e tranquilidade".
Além da sensação de paz, a paleta desta temporada tem como objetivo transcender normas culturais e de gênero. A ideia é que não haja distinção entre cores para homens e para mulheres.
Segundo a blogueira de moda Adriana Alfaro, do Fhashion Frisson, o interessante é que mesmo antes do lançamento da cor, mais de 22% dos estilistas usaram o rose quartz em suas coleções de primavera/verão 2016 nas semanas de moda. Além disso, o tom também faz parte das novas coleções de blushes, batons e sobras, que estão superclaras e iluminadas. Sempre antenada, a gigante Apple também se antecipou à Pantone durante o lançamento do novo iPhone, que conta com uma opção na cor "rose gold".
Além do Rose Quartz, também foram anunciadas as outras nove cores que integram o novo top 10: Peach Echo, Serenity, Snorkel Blue, Limpet Shell, Lilac Gray, Buttercup, Fiesta, Iced Coffee e Green Flash - os três últimos destoantes fortes que permitem combinações inesperadas e interessantes com as lights da cartela. A estas, é atribuído o desejo do consumidor por vegetações densas no design urbano.