Moda

Oito entre dez mulheres querem botas no inverno

06 jul 2009 às 08:58

Oito entre dez mulheres querem botas no inverno

Saiba quando e como usar cada modelo; confira dicas para não errar na hora de compra



A cada dez mulheres que entram numa loja de calçados nos dias frios, pelo menos oito compram bota. E a situação não é muito diferente nos dias mais quentes. É só dar uma olha na rua para ver que este tipo de calçado está nos pés da maioria delas. Os comerciantes confirmam que este é o ano das botas. E também comemoram, já que o produto tem bom valor agregado: uma bota custa em média o equivalente a quatro sandálias. A procura é tanta que não deve sobrar produto nem para as promoções de inverno.


‘É impressionante. Quanto mais bota eu tenho, mais eu vendo. Há modelos que não têm mais numeração’, diz a gerente da loja Queen Shoes, em Londrina (PR), Pricila de Brito. Em dez anos de profissão, ela diz não lembrar de um ano em que a bota esteve tão em alta. A diferença, segundo a gerente, é que desta vez as coleções chegaram na loja em fevereiro e já começaram a vender.


Os modelos são os mais variados, mas o campeão de vendas em várias lojas consultadas pela Folha é o estilo montaria, que tem cano alto e salto baixo. ‘O curioso é que hoje a bota não é só para o inverno, é moda mesmo. E pode ser usada com vestido, short, por dentro da calça ou por fora. As jovens preferem cano alto e as senhoras cano curto’, avalia a gerente da Bolivar, Toshie W.
da Silva.


Na loja B1, já estão em falta vários modelos nas numerações 35, 36 e 37. ‘Em anos anteriores, meados de julho era hora de fazer promoção para acabar com a numeração. Este ano, a maior parte vai acabar antes’, diz a gerente Solange Picolato. Ela destaca que mesmo os modelos mais diferenciados como o ‘peep-toe’ (bota que deixa os dedos de fora) têm boa saída atualmente.


Com tanta variedade de modelos, tem consumidora que acha difícil escolher. É o caso da estudante Isabella Terra, que tentava encontrar um modelo para o dia-a-dia. ‘Comprei uma bota há dois anos que uso até hoje. É salto plataforma, muito confortável, parece um tênis. Agora, quero comprar outra, mas não estou achando uma que me agrade por causa da moda: ou são muito altas ou não têm saltos’, conta.


Tamara Fumiere, também estudante, procurava uma bota em couro e sem salto. ‘Já usei saltão, mas este ano as botas sem salto estão mais na moda’, observa ela, que comprou um par no inverno passado, mas quer outro. Antes de comprar, ela afirma que passa olhando várias vitrines até chegar
no modelo ideal.


Calçado é investimento para vários invernos


‘Existe uma febre de bota, obviamente, mas este é o tipo de calçado que não cai de moda. É sempre um complemento importante no inverno a começar pelo conforto térmico’, avalia a professora Suzana Barreto Martins, professora do curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela diz que vale a pena investir na bota, levando em conta que ela poderá ser usada nos próximos anos. ‘Não é um investimento para um único inverno’.


Para a professora, os modelos estão tão versáteis que, escolhendo um modelo básico, é possível atravessar o inverno com um único par. ‘A bota acaba completando o look. Combina com saias de vários comprimentos, calças mais curtas’, diz.

Na hora de comprar, porém, devem ser observados aspectos como praticidade e conforto. ‘É importante saber se é fácil de calçar e tirar, se o salto tem boa sustentação e não altera a postura’, enumera Suzana. Quanto aos materiais, ela repara que há muitas combinações interessantes no mercado. ‘O couro com neoprene, por exemplo, resolve o problema de quem acha que a bota aperta na panturrilha, pois permite maior flexibilidade’, diz.


Continue lendo