Os óculos, assim como muitos acessórios, também mudam e transformam-se de acordo com as últimas tendências lançadas nas passarelas. Há quem prefira deixar as tendências de lado e optar pelos modelos mais tradicionais, escolhendo o modelo que melhor combine com seu tipo de rosto, e há aqueles que investem em peças que estão em alta, sejam elas coloridas, delicadas, pesadas, marcantes, e até mesmo feitas com materiais alternativos, como a madeira.
Nos últimos meses, esse material tem sido a aposta de diversas marcas e já começam a conquistar espaço. A ideia de usar a madeira para confeccionar óculos veio de dois irmãos que, após uma série de testes, comprovaram ser possível o uso do material. "Além de ser uma matéria-prima bonita, é resistente" diz Juan Carri, um dos fundadores da empresa Leaf, em São Paulo. Ele garante que os óculos são resistentes à água, e pensa em atingir o Brasil inteiro com a tendência.
Leves, confortáveis e amigos da natureza, os modelos em madeira já caíram nas graças de muita gente, principalmente esportistas, adeptos ao surf, remo e vela, já que resistem à água e não afundam.
Com madeiras certificadas pelo Forest Stewardship Council Brasil e lentes Carl Zeiss, os óculos Leaf são ótimas opções para quem se interessa por peças feitas a mão. As lojas possuem sites para vendas on-line. Segundo Rannan Farah, diretor comercial da Leaf, o sistema de vendas virtuais foi o primeiro passo para o surgimento da marca. Depois disso os modelos passaram a ser revendidos em lojas físicas.
Para Rannan, o maior benefício da venda on-line, é poder atingir o mundo inteiro. "Hoje, vendemos para quase todo o Brasil, tanto no varejo quanto no atacado (multimarcas)", conta.
Os óculos em madeira são peças artesanais e exclusivas, isso porque, de acordo com o diretor comercial, cada lote de madeira tem uma tonalidade diferente, uma textura diferente. "Essas características tornam cada peça uma peça única, com uma solução ambiental sustentável, que é obrigação de qualquer empresa hoje em dia. Trabalhamos com madeira certificada, e somos uma marca brasileira. Somos pioneiros em um ramo que não existia no Brasil. Por isso, conseguimos sempre melhorar nosso produto", diz.
Segundo Rannan, este é um mercado em ascensão que está se tornando competitivo, com diversas marcas para diversos gostos. Mas ainda não há um estudo para confirmar se essa moda vai pegar. "As pessoas compram, por se tratar de um produto artesanal, com preço justo, novidade no mercado, e, principalmente, por ser um produto nacional", conclui.
A faixa de preço dos modelos de óculos de madeira varia entre R$ 290 e R$ 310.