Que a mulher brasileira é vaidosa todo mundo sabe. E os cuidados com as unhas fazem parte do ritual de beleza da grande maioria delas. O lado bom dessa história é que sai baratinho colorir as unhas e fazer experimentações com novas cores e misturas para as adeptas da linha faça-você-mesmo.
No universo dos esmaltes, os vermelhões e os clarinhos como o Renda, da Risqué, reinam absolutos nos salões de beleza, segundo a gerente da Léo Cosméticos, Marta Fabiane Vioto. Porém, fabricantes e estilistas apostam em cores vibrantes e ousadas a cada ano, atendendo a vontade daquelas que se arriscam a experimentar looks que fujam do convencional.
O estilista Reinaldo Lourenço entrou nesse mercado este ano, assinando a Risqué Arábica de esmaltes com cores inspiradas no universo do café, mesmo tema da coleção apresentada por ele na passarela da São Paulo Fashion Week. Entre as cinco variantes do lançamento estão produtos em tons mais conhecidos e outros nada básicos: o Expresso, um marrom com um pouco de brilho, o Menta, um verde aberto, o Capuccino, em tom de bege suave, o Grão de Café, que é rosado com toques de frutas vermelhas, e o Arábia, um cinza-claro, que promete ser o hit das próximas temporadas, segundo sites especializados em moda. As cores foram apresentadas na SPFW, edição Primavera-Verão 2009/2010.
A Impala também tem a sua versão de cores atrevidas, tal como o Verde Pistache Cremoso. A onda verde veio da Europa com o tom Jade, da Chanel, lançado nos desfiles de alta-costura, no início do ano, em Paris, dando início à febre de esmaltes inspirados na natureza. No entanto, esse verde não está à venda no Brasil. A saída é improvisar com os similares nacionais.
De acordo com Marta Vioto, adolescentes e mulheres com mais de 60 anos são as que mais compram esmaltes em tons vibrantes. ''Conheço uma senhora idosa que está sempre usando esmaltes roxos e azuis. As adolescentes preferem os rosas fortes e pinks'', conta.
Outra novidade são os produtos da linha Única Camada, da Colorama, que prometem uma cor uniforme na primeira camada e secagem mais rápida. ''O que as mulheres buscam hoje é praticidade. A tendência ainda é buscar os tons cremosos, com menos brilho'', aponta Marta.
Para quem tem alergia a esmaltes, a boa notícia é o aumento do número de marcas e cores disponíveis no mercado de hipoalergênicos. A Impala lançou uma nova coleção para quem sofre com as irritações.
A estudante Rávila Dorê, apesar de não abrir mão dos vermelhos na hora de cuidar das unhas, gosta de experimentar cores fortes como o verde. Aliás, ousar no visual não será novidade para a jovem. Ela está se preparando para prestar vestibular para o curso de Moda, além de ensaiar os primeiros passos na área fashion, trabalhando com a mãe como assistente de estilo e no cadastramento de materiais.
Créditos: Foto - João Mário Goes; maquiagem e cabelo - André dos Anjos; manicure - Sheila Cristina/Megasalão Mãos e Pés