Dependendo do gosto da noiva, ela pode escolher enfatizar o véu ou um penteado. A diferença, é que quem quer dar ênfase ao véu, não usa o véu apenas na cerimônia, mas também durante a recepção do casamento - neste caso o penteado é mais um suporte para o véu. Qualquer noiva sabe que é importante escolher um penteado que lhe favoreça seus traços, da mesma forma, é importante escolher um véu que faça o mesmo.
O véu ideal depende também da formalidade do casamento e do tipo de personalidade e do rosto que o vai usar. Um estilo mais clássico pede um véu de catedral, enquanto um estilo mais moderno pede um véu mais curto. Considere os seguintes tópicos antes de tomar qualquer decisão sobre se vai utilizar, ou não, um véu no seu casamento.
Determine o seu tipo de face
Existem dois tipos de faces, as mais arredondadas como as ovais e redondas; e as mais angulares como as faces em rectângulo, e em triângulo. Se não sabe que tipo de face tem, é simples, em frente a um espelho puxe o cabelo todo para trás, de seguida com um lápis dos olhos desenhe o contorno da sua face no espelho, depois é só analisar.
Um véu de noiva para cada face
Véu de noiva clássico
Um véu de noiva clássico de comprimento de catedral, não deve de ser usado numa celebração de um casamento mais casual, como num jardim, ou numa praia. Se vai celebrar um casamento muito formal e se optar por um véu de catedral (um véu que arraste no chão), deverá optar por um véu de várias camadas, para que durante a recepção possa retirar a camada mais comprida podendo movimentar-se mais à vontade.
Ornamentação
Se tem um vestido muito ornamentado, a melhor escolha é um véu simples. A ornamentação do véu não deve nunca terminar no local onde o seu vestido tem mais ornamentação, deve sempre ou terminar abaixo da ornamentação do vestido, ou acima desta. Num véu a ornamentação não tem de condizer exatamente com a ornamentação do vestido de noiva, contudo deve de a complementar.
Etiqueta
Usar um véu não é obrigatório. Quanto mais formal for o casamento, maior o comprimento do véu. A etiqueta também dita que o uso de véu é inapropriado para noivas grávidas ou segundos casamentos; mesmo assim muitas noivas nestas condições hoje em dia decidem romper com a etiqueta usando véus pelo cotovelo, ou como adorno do penteado.
Véus de noiva vintage
Usar um véu antigo, que pode pertencer à mãe ou mesmo um que tenha adquirido numa loja de antiguidades, é uma excelente opção, desde que não tente mudar a cor original, mandando branqueá-lo ou tingi-lo; um véu não tem de ser exatamente da mesma cor do vestido, e o encanto de um véu antigo não está só no seu formato, mas também na sua cor peculiar.
360º
Não se esqueça de ser ver num espelho de 360º! Coloque o vestido e o véu e observe como fica de todos os ângulos, e não só pela frente. Se a parte do seu vestido de noiva é um ponto fulcral no seu look, não convém esconde-lo com um véu comprido, pode optar por um véu mais curto com poucas camadas de tule.
Experimentar
Se decidiu ser uma noiva que vai usar véu, não esqueça que o penteado que o vai segurar é de grande importância. Quando for fazer a prova de penteado ao seu cabeleireiro, leve o véu e seus ornamentos, como tiaras ou ganchos que o vão segurar, para incorporar no penteado. Tente várias opções de colocação do véu no penteado; mudar o local onde o véu é aplicado na cabeça pode fazer a maior das diferenças. Se vai usar um véu de noiva mais pesado, ou comprido depois de o assentar no penteado, experimente andar um pouco com ele para ver se se sente confortável.
Conheça 5 tipos de véus e inspire-se para escolher o seu:
Catedral
Este modelo é feito em renda e geralmente cobre o comprimento da cauda do vestido.
Médio
Este véu tem um comprimento que pode chegar à altura da ponta do dedo da noiva, cotovelo ou até a cintura.
"Ombro" ou curto
Como o próprio nome já diz, este é o véu que vai até o ombro. Deixa o visual mais leve e combina com vestidos tomara-que-caia e curtos.
Voilette
Véu curtinho que cobre o rosto (todo ou apenas uma parte). Ele pode ser preso em um chapéu, em um pente de fixar nos cabelos ou em uma flor de tecido.
Mantilha
Este modelo é feito totalmente em renda ou apenas com o acabamento nesse material. O ideal é usá-lo com vestidos mais clássicos, lisos e que não tenham tantos detalhes, para proporcionar um equilíbrio visual. Se o vestido também possuir renda, os detalhes de ambos têm que estar em harmonia.