Com o amontoado de blogs e conteúdos virtuais disponíveis na internet fica difícil dizer para alguém o que usar ou não. Acaba sendo um pouco fora das regras, já que na atualidade ninguém quer se sentir preso e/ou obrigado a seguir normas sociais.
Porém, sempre é válido entender que a roupa é também uma forma de comunicação e que ela tem a sua metodologia de entendimento, ou seja, os seus códigos.
Para facilitar a sua vida recomendo que encare o Dress Code* como uma legenda ou tradução do que você quer dizer ao usar uma coisa ou outra. Para que isso se torne algo simples, é importante que você entenda bem como funciona.
Basicamente, você deve olhar o seu guarda-roupa como uma ferramenta, que vai ajudá-la em diferentes momentos, como trabalho, lazer e social. Veja algumas dicas a seguir:
No trabalho você terá que transmitir determinada imagem. Se for uma empresa que exige mais formalidade, você deverá fazer um guarda-roupa com peças em cores mais escuras, clássicas e sérias. Se você trabalha numa empresa com estilo mais esportivo, tome cuidado para não acabar se vestindo de forma descontraída demais, pois é nesse momento que você pode esquecer o código social. Bermuda, tênis e/ou peças muito informais não fazem parte de um dia a dia de trabalho, principalmente se você é o dono. Peças coladas e/ou decotadas também não aparecem no dress code do trabalho.
Momentos de lazer fora do ambiente profissional permitem descontração, você tem a oportunidade de ousar ou mostrar mais o seu estilo.
Quanto ao momento social, sempre devemos estar muito atentos, pois neste aspecto falamos de eventos aos quais vamos como convidados ou estamos como anfitriões. Ao receber o convite de um evento, devemos prestar atenção à indicação de traje, que pode ser esporte, passeio, social ou rigor.
Observe algumas indicações para cada tipo de traje:
O traje esporte é adequado para almoços, exposições, churrascos, batizados, e eventos infantis. O estilo é simples e informal.
O traje passeio requer um pouco mais de formalidade que o anterior. É indicado para almoços, vernissages, teatro.
O traje social pede formalidade total, já que se trata de uma festa formal, na qual vestidos curtos com tecidos nobres são indicados. Jamais saia de uma festa informal para ir direto a um evento, pois fazendo isso, estaria quebrando o dress code.
O traje a rigor é o mais chic e sofisticado de todos os anteriores. Pede vestidos longos e poderosos para mulheres e smoking ou ternos para homens, pois indica que o evento será uma noite de gala, baile ou grandes premiações.
Assim, pode-se perceber que vestir é uma forma de comunicação e de respeito, o que não impede que você tenha seu estilo. Garanto que, seguindo as dicas acima, você terá mais sucesso em todos os ambientes que frequenta, sendo sinônimo de elegância e respeito.
Por Maria Julia Costa, consultora de estilo e imagem (www.mariajuliacosta.com.br).
*Dress Code - "código de se vestir", se refere às regras de vestuário seguidas de acordo com a ocasião social.