O decote é uma importante ferramenta utilizada pelas mulheres para demonstrar sua sensualidade, vaidade, feminilidade e também elegância. Para utilizar essa poderosa arma feminina, é importante saber valorizar e respeitar o próprio corpo, marcando pontos poderosos sem precisar mostrar demais.
Uma roupa sensual é aquela que a mulher sente-se segura ao utilizá-la, sem comprometer sua moral. Uma mulher confiante, com postura e atitude é naturalmente uma mulher sensual. Essa sensualidade pode ser explorada por um belo decote, uma fenda, transparência, cores, cortes e um tecido de textura delicada.
"O decote pode ser mais revelador se a escolha valorizar o seu corpo, se estiver de acordo com a idade, à fase da vida em que se está, o lugar e ocasião em que se vai expô-lo e, acima de tudo, estar também em equilíbrio com seu próprio estilo" explica a estilista Maria Zeli, consultora e franqueadora da marca Maison Maria Zeli.
A capacidade de ser sensual ainda vai além das escolhas de suas roupas... Está ligada aos sentidos e ao comportamento, à forma que a mulher olha, sorri e anda. Aproveite para descobrir o que favorece e combina com seu corpo para que seja naturalmente atraente.
Porém, apenas saber escolher o modelo ideal para o seu corpo ainda não basta. É preciso também ter bom senso! Fique atenta aos locais e ocasiões e lembre-se de que os decotes avantajados não combinam com o ambiente de trabalho. No dia a dia, use modelos discretos e deixe os mais ousados para eventos informais, à noite. Obedecendo estas regras, com certeza você ficará sensual na medida certa!
Acerte na escolha
Não importa se os seus seios são volumosos ou pequenos, se você tem os ombros largos ou estreitos, pois há um decote perfeito para o seu tipo de corpo. "Sabendo escolher o modelo certo, com o recorte adequado, você ganha equilíbrio e proporção, e a produção fica linda", ensina a consultora de moda Ana Cury. Siga as dicas da especialista e destaque o que você tem de mais bonito!
Decote em V: ajuda a afinar o corpo e alongar a silhueta. Para mulheres baixas ou acima do peso é o recorte ideal. "O modelo também é indicado para quem tem seios volumosos, pois ressalta o colo", comenta Ana.
Decote quadrado: reduz os ombros largos e disfarça seios muito grandes. Ideal para mulheres mais cheinhas. Já as magras devem evitar o modelo, que evidencia a falta de curvas.
Decote cigano: esse modelo valoriza e expõe os ombros e o colo. Detalhes como o tecido franzido e os babados dão volume na parte da frente, por isso, são perfeitos para quem tem seios pequenos ou médios. Mas quem tem busto volumoso deve evitá-lo.
Decote canoa: valoriza a região do colo, ombros e o pescoço. "Fica ótimo em mulheres com quadris largos, pois os ombros e o colo ganham destaque e dão equilíbrio ao look", ensina Ana.
Tomara que caia: esse decote valoriza os ombros e o colo. E, como não possui alças, também valoriza os seios. Justamente por isso, fica bem em mulheres com ombros estreitos, seios médios ou pequenos. E atenção: esse tipo de decote deve ser usado apenas com sutiã tomara que caia.