Não tem como negar: o verão será das roupas coloridas, dos tecidos metalizados, dos neons, e também das estampas. E as calças prometem acompanhar essa tendência. Depois de circularem com certa descrição pelas passarelas e ruas durante o inverno 2012, as peças estampadas voltam com tudo na estação mais quente do ano, principalmente as calças.
Consideradas item básico no guarda-roupa de qualquer mulher, as calças estampadas ganham padrões diferentes, se ajustando a qualquer corpo, estilo e ocasião. Ou seja, não há restrição quanto ao uso da calça, basta ter criatividade na hora de compor o visual.
E o primeiro passo é escolher a estampa que mais combina com você e com o seu estilo. De acordo com a personal stylist e consultora de moda Natália Nunes, as estampas que estarão em alta no verão 2013 são as "florais com fundo escuro, étnicas, estampas de lenço e no jeans as calças ganham o efeito estampado com as técnicas: ombré e tie dye".
O segundo passo é saber qual a melhor estampa para o seu tipo físico. Natália explica que para cada biotipo existe uma estampa ideal. "As mulheres altas se estiverem dentro do peso ideal podem abusar das maxiestampas. As baixas devem investir em estampas verticais. As magras podem usar as estampas com contrastes. Já as mais cheinhas devem investir nas estampas médias e distribuídas", aconselha.
Mas, se o seu problema não é falta de conhecimento do seu corpo, e sim o medo de engordar com as calças estampadas, pode ficar tranquila. Existe um truque simples para que isso não aconteça. "O segredo está na escolha da estampa, a estampa deve ser distribuída e de tamanho médio e não pode haver contraste entre o fundo e o desenho. Outra dica é usar a parte superior do mesmo tom da calça, assim cria-se a ideia de continuidade que resulta em uma silhueta mais alongada", revela a consultora.
Por fim, o terceiro e último passo é saber como colocar a peça estampada sem que o seu visual fique exagerado, mas moderno e arrasador. Segundo Natália, as calças devem ser usadas, de preferência, com uma peça neutra ou lisa para que não ocorra excesso. Mas, se você quer montar um look diferente, a mistura de estampas pode ser uma escolha. "É possível misturar estampas, desde que uma não ‘brigue’ com a outra. Uma deve ser a principal atenção do olhar e a outra a discreta, complementar", finaliza Natália.