Moda

Conheça tendências que vão arrasar no inverno 2013

02 mai 2013 às 08:52

Militar, fetiche, medieval, boyish, burgundy, preto e branco, são algumas das tendências que vão bombar na estação mais fria do ano. Diversos estilos e materiais ajudam a compor looks elegantes, despojados e até mais ousados. Para saber como investir nos estilos que estão vão marcar presença no inverno, confira dicas da consultora de imagem Silvia Beraldo.


Estilo militar


Silvia explica que, quando falamos em militar, logo nos vêm à mente estampas camufladas, tons de verde-musgo e cáqui, camisas com adornos nos ombros, além do abotoamento dourado e duplo de casacos. Mas as peças feitas em materiais de sarja, couro e lã, bem como coturnos, aplicações de bandeiras e outros detalhes, também são referências importantes. "Essas características podem ser encontradas em diversos itens que irão compor o nosso guarda-roupa de inverno, por exemplo, camisetas, calças, shorts, jaquetas, parcas e camisas", comenta.


Reprodução



Estilo fetiche


Algo que de imediato traz a ideia de fetiche é o termo femme fatale. De acordo com Silvia, o conceito envolve uma modelagem superaderente ao corpo, com tecidos vazados que evidenciam partes específicas. "O livro 50 tons de cinza trouxe à tona a vontade da mulher de mostrar o seu lado sensual não só dentro de casa, mas também nas ruas – e com pitadas provocantes!", define a consultora. O look total black com fendas e transparências é a expressão desse estilo, que ainda traz bastante renda e couro escuros, tecidos com aparência molhada, plumas, gargantilhas, sandálias com amarrações, botas acima do joelhos, calças skinny, saltos altíssimos, batons em cores mais escuras e muitas aplicações em metal, como as tachas.


Reprodução


Reprodução



Estilo medieval


"Falar em medieval pode nos transportar para lugares da Europa, em que catedrais góticas servem de inspiração. Nas roupas, aparecem estampas com motivos geométricos de desenhos de arcos e vitrais antigos", conceitua Silvia. Nos pés, as sandálias gladiadoras aparecem nessa temporada cheias de ousadia, acima dos joelhos. Peças nas cores preta e dourado também são ótimas apostas. E essa é a hora de mostrar a sua habilidade com as madeixas: usar e abusar de todas formas de trançar o cabelo que você conhece.


Reprodução


Reprodução



Estilo boyish


"Nas passarelas, o estilo boyish é composto de camisas, calças com corte de alfaiataria, coletes e blazers, que eram peças exclusivamente masculinas", conta Silvia. Outras características são cabelos supercurtos ou bagunçados, linhas mais retas no corte das peças, sapatos mais pesados e androginia, ou seja, é preciso olhar profundamente para identificar o sexo.


Reprodução


Reprodução



Como equilibrar tantas tendências? Capriche na sua produção!


O conselho da consultora é evitar adotar produções monotemáticas: "Para não errar, vale pegar uma peça militar e combinar com flores, listras ou animal print, por exemplo. No caso do fetiche, escolha alguns elementos, como uma fenda ou uma peça de couro. Se a opção for pelas transparências, tenha bom senso para não mostrar demais".


Botões dourados, estampas camufladas, jaquetas de sarja com manga de couro e coturnos devem ser combinados com peças mais leves para não sobrecarregar e resultar em um visual caricato. De acordo com a especialista, é válido apostar nas linhas propostas pelo estilo medieval e investir em uma minissaia com corte diferente ou usar uma sandália ou bota gladiadora (se as suas pernas não forem muito curtas e grossas – para não comprometer a proporção e achatar a silhueta).


Reprodução


Volte ao período das princesas com acessórios de pescoço, como as correntes já utilizadas por ciganas e hippies e colares tipo gola. Estampas que remetem às catedrais medievais e detalhes nas roupas que transmitam sutilmente a sensação de armadura também vão ao encontro desse estilo. Silvia sugere colares bordados de canutilhos que lembram as correntes utilizadas na época, assim como roupas com uma cara mais artesanal, produzidas em veludo ou que remetam à tapeçaria.

Brinque com os gêneros do boyish exibindo um cabelo curto, sapatos tipo oxford e brogue (semelhante ao oxford, mas com mais detalhes, como desenhos ou furos) ou jaqueta oversized (de proporções grandes). Calças e blazers mais largos, que camuflam as curvas do corpo, camisetas gráficas que viraram febre com jeans ou calças de alfaiataria, coletes, camisas abertas e menos femininas, tudo com um toque de minimalismo, são os ícones dessa tendência. (Fonte: Portal Vital)


Continue lendo