Use a criatividade e prove que, além do visual andrógino, os coletes são excelentes peças-chaves para dar charme e feminilidade ao seu look. Desde que foram ''roubados'' do guarda-roupa masculino, no final do século 19, os coletes foram usados com saias e blusas até o início do século 20. Nos anos 60, a peça era muito usada e, nas duas décadas seguintes, vários tecidos ajudaram a confeccionar modelos bem variados.
Nos desfiles da última edição do Fashion Rio e nos mais recentes eventos de moda internacionais, os coletes estavam presentes em várias coleções, femininas e masculinas. Para os dias mais frios, tecidos pesados e até peles surgem como opção. Mas essas peças deixaram de ser exclusivas do inverno. Para os dias de temperatura mais amena, basta escolher um modelo leve, fazer composições com vestidos e camisetas e repaginar com acessórios diferenciados, sem exagero.
Divulgação
TNG e Dries Van Nolen
Dicas
Os tradicionais modelos de alfaiataria ficam ótimos sobre camisas. Calças e bermudas clássicas arrematam o visual chique e moderno. Nada de look descuidado e solto. Escolha um acessório da temporada para finalizar: um cinto de verniz ou uma bijuteria moderna. Para inovar, os coletes de malharia fina e crochê rendem excelentes combinações. Outras novidades também estão nas vitrines. Tem modelos jeans, patchwork e renda. Aposte nas novas versões.
Divulgação
Frankie Morello e New Order
Ou você ama ou odeia o colete. Tudo bem, a peça é polêmica e não fica bem em qualquer um. A dica é não parecer exatamente como um editorial de moda dos anos 80 - lembre-se, sempre é necessário releitura - nem sair por aí ''como uma mulher que se vestiu de homem''; dar um toque masculino ao visual feminino é outra coisa.
As cheinhas devem evitar o colete porque ele aumenta o volume; da mesma forma quem não tem cintura definida.
Cuidado com estampas; há uma grande variedade de coletes, então é preciso fugir de combinações esquisitas. Coletes patchwork sobre estampas, por exemplo, podem deixar o look exagerado.
Divulgação
Juliana Jabour e Ameber Leung
Coletes de alfaiataria, pesados, cabem melhor mesmo no inverno. Com o calor, prefira tecidos mais leves como o linho.
Toque de feminilidade. Quebre o apelo masculino com acessórios delicados, podendo ser uma sapatilha peep toe ou uma jóia que seja símbolo de feminilidade, como as pérolas.