Numa passarela de 1 km, 300 modelos apresentarão toda a produção da indústria têxtil cearense
Terceiro maior pólo têxtil do país, que já revelou talentos como Lino Vilaventura, o Ceará quer tornar-se referência em confecções e moda para o mercado nacional, atraindo compradores e revendedores de todos os estados e ampliando a presença da sua produção no exterior.
No centro dessa proposta, apoiada pelo governo do Estado e por diversas entidades públicas e privadas, está o Maraponga Mart Center, maior shopping horizontal de confecções do Norte/Nordeste, com sede em Fortaleza, que está organizando para este mês sua promoção mais ousada: um desfile com 300 modelos, que se apresentarão numa passarela de mil metros de extensão.
A idéia é mostrar de uma só vez, para varejistas, atacadistas, lojistas, fornecedores e profissionais do setor, bem como para a imprensa especializada, todas as possibilidades em tecidos, confecções e moda oferecidos pela indústria têxtil cearense.
O desfile integrará o Festival de Moda de Fortaleza, que ocorre entre 22 e 25 de abril, envolvendo diversas outras promoções, em coerência com o tema central do evento: Moda para Todos. Cerca de 200 profissionais estão envolvidos com a programação, além de um casting de 400 modelos do Ceará, Recife, Piauí e São Paulo.
Entre os diversos desfiles programados para os quatro dias do festival, um deles integrará o Troféu FMF, que visa eleger e premiar as melhores propostas e os melhores profissionais da moda cearense.
Muitos desses profissionais são formados pelas duas faculdades de moda existentes em Fortaleza, uma da Universidade Federal do Ceará e outra da Faculdade Católica do Ceará, além dos cursos de especialização do Sebrae e do Senac.
Além de Lino Vilaventura, que foi revelado num dos primeiros Festival de Moda de Fortaleza e hoje é nome conhecido internacionalmente, com trabalhos exportados para diversos países, o Ceará já colocou no mercado talentos como os de Mariúza Fernandes, Melca Jabero e, mais recentemente, Mark Greiner, entre muitos outros.
Moda para Todos
Com o tema Moda para Todos, a proposta do FMF para este ano é democratizar o consumo de moda, evitando fixar-se no conceitualismo elitizado que caracteriza as mais conhecidas promoções do gênero.
Assim, a par de modelos concebidos por profissionais renomados como Vilaventura, que fará o desfile de encerramento, o Festival quer mostrar que moda é bem de consumo acessível a todos os segmentos de público. Assim, o luxo vai dar lugar ao despojado, ao conforto, à maleabilidade das peças, ao funcional e ao prático.
Outro ponto forte das mostras está na preocupação com o ecologicamente correto, revelando materiais reciclados em tags, tecidos com fibras naturais e até mesmo produtos que podem ser certificados com o Selo Verde.
A expectativa dos organizadores é de receber um público estimado em mais de 50 mil pessoas durante os quatro dias do evento e gerar negócios da ordem de R$100 milhões. Essa cifra pode ser multiplicada por dez levando-se em conta que o Festival contribui para alavancar as vendas dos 8 mil pontos de pronta entrega existentes em Fortaleza.