Bolsas tem um função específica: carregar o indispensável. Mas se o indispensável muda conforme a personalidade e a necessidade de cada um, é natural que elas sejam cada vez mais ecléticas para atender um público diversificado. Assim surgiram as maxibolsas, que podem carregar o ''mundo'' das mulheres, independente da personalidade delas. Quando o tema é tendência, as bolsas permanecem no Verão 2009, mas em versão mais discreta. Para a temporada, o acessório segue a moda e relembra a década de 70 tão em voga na estação.
Nos desfiles das últimas semanas de moda, nacionais e internacionais, as bolsas aparecem nos tamanhos pequenos e médios. As grandes continuam com adeptos, mas o que se vê também são as mais discretas, no estilo carteira e que conferem estilo a quem usa. As pequeninas, a tiracolo ou na mão, também fazem sucesso para noite e pedem que o indispensável seja o mínimo, numa postura quase zen. Bom seria levar a filosofia para vida real.
Para quem não encara o desafio, não há problemas. A moda é democrática e as bolsas com bastante espaço devem permanecer no calendário. Os materiais vão do couro à camurça. As cores básicas, como preto, bege e marrom continuam e tons mais fortes, como vermelho e amarelo aparecem para quebrar um visual mais discreto e combinar com o verão. Franjas e estampas exóticas, como as de animais, bem como o couro colorido, saem das passarelas direto para às ruas. Sem crise.