Vários movimentos sociais, estilos de vida e costumes de diversas regiões já criaram moda. Tendências que fizeram sucesso em outras décadas vivem voltando com outras caras e combinações. Muitas peças do passado são apresentadas pelos fashionistas com uma pegada mais moderna para que as pessoas possam usar em diversas ocasiões. Estilos como Boho, Gypsy e Folk por mais que sejam bem parecidos, têm, na verdade, histórias e origens bem diferentes.
Estilo Gypsy
O estilo é originário de clãs ciganos. Por serem de natureza nômade, fica difícil classificar a região geográfica, mas não se pode negar que as cores vivas marcam presença em todos os clãs deste povo.
Leia mais:
Blogueira da Zona Norte de Londrina se destaca em reality show falando sobre moda
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Peças-chave: Lenços coloridos, tecidos com aplicação de pedrarias ou bordados e muitos acessórios de diferentes materiais.
Ícone de estilo: atriz Vanessa Hudgens.
Estilo Folk
A palavra devira do inglês e significa 'povos'. Na 'folk music', as inspirações vêm da tradição rural e da música folclórica, elementos traduzidos para a moda através de peças rústicas e artesanais.
Peças-chave: Os tons terrosos misturam-se a flores campestres e estampas delicadas. Franjas, coletes, tricôs, botas pesadas e muita camurça.
Ícones de estilo: a stylist Rachel Zoe e a modelo Kate Moss.
Estilo Boho
Também conhecido como 'boho chic', o boho vem de 'Bohemian of Soho', movimento francês da década de 20, no qual um grupo de intelectuais acreditava na mistura da moda e da arte. Nas décadas de 1960 e 1970, o movimento tomou força no bairro do Soho, em Londres. O estilo mistura o hippie chic, que é um visual sessentista, com o boêmio e elementos étnicos.
Peças-chave: Couro, túnicas, pele de animais, padronagens fluidas, seda e muitos acessórios, como por exemplo o chapéu boho, que é uma supertendência.
Ícones de estilo: Sienna Miller, gêmeas Olsen e Demi Lovato.(Com informações do GNT)