As meias sempre fizeram parte do vestuário, mas seu papel geralmente era secundário e se limitava a poucas cores, texturas e modelos. Com a evolução e as mudanças na moda, as meias ganharam espaço nos looks com novas versões e modelagens. Para este inverno, vale investir nesse acessório, fundamental tanto para aquecer quanto para complementar o visual.
Na versão meia-calça, a dica é apostar nos modelos mais quentes, como os de fio 40, 60 ou 80. Nas cores, a tendência pede ousadia de tons como verde, azul, marrom, vermelho, mas os clássicos preto, marrom e cinza são imbatíveis no quesito elegância. ‘As meias-calças pretas são as mais procuradas no inverno. Até pouco tempo, as meias coloridas não vendiam muito em Londrina, mas, este ano, a procura aumentou bastante’, afirma Abdul Mahairi, proprietário da loja Meias Mundial, que trabalha com mais de 40 marcas nacionais e importadas.
Segundo ele, não é só na aparência que as meias evoluíram. Tanto para o público feminino como o masculino, seja em meias esportivas ou sociais, existem opções para todo tipo de público. ‘Hoje temos meias para diabéticos, que não apertam o tornozelo e não têm costura nos dedos; meias para mulheres que têm pés grandes e homens que têm pés pequenos, meias esportivas especiais para hidroginástica e para esportes de impacto, para pessoas com tornozelo grosso, meias sem punho, a variedade é muito grande’, garante.
Outro detalhe inovador é a variação no comprimento das meias. A moda inverno pede modelos 3/4, que deixam o joelho à mostra e ficam bem com saias tipo lápis. A 5/8, que acaba um pouco acima dos joelhos, é ideal para botas curtas ou longas e minivestidos. ‘As mulheres gostam dos modelos cortados – 3/4, 5/8 e 7/8 – e estão comprando bem. Principalmente a 5/8, que está tendo muita procura’, observa o gerente da Lupo de Londrina, Bruno Cabral.
O mundo encantado das meias e pantufas
Outra característica marcante nesse acessório hoje é o apelo lúdico. Mesmo para o público adulto, as meias esportivas vêm com cores fortes, cheirinho, apliques de bichinhos e outros enfeites. ‘Vendemos muito os modelos enfeitados para moças e até mulheres adultas, de 35, 40 anos. A moda agora são as sapatilhas com solado reforçado e as pansocks, que são as meias com solado antiderrapante. As pessoas usam esses modelos para ficar em casa sem a necessidade de usar chinelos. Até os homens gostam desses modelos e das meias para chinelos de dedo’, afirma a gerente da loja Puket de Londrina, Renata Andrade Minikoski.
Outra opção muito procurada no inverno para substituir os chinelos e manter os pés aquecidos são as pantufas. A novidade são os modelos com solado de borracha. ‘Como o sola é grossa, é possível fazer a limpeza sem molhar o tecido e trocar o solado quando ficar velho. Junte-se o apelo de personagens conhecidos e as pantufas continuam vendendo muito bem para crianças e adultos’, diz Abdul Mahairi.
Para todas as horas
• Entre cores, texturas e diferentes comprimentos, elas podem ser usadas com vestidos, saias ou bermudas, curtas ou compridas
• Sem criar uma aparência ‘carnaval’, as meias estampadas funcionam melhor em mulheres que têm pernas mais finas. Invista nas botas de cano alto, sapatos altos, até mesmo os peep toes, e aposente os calçados coloridos ou com detalhes
• Os modelos 5/8 podem ser usados com sapatos do tipo boneca ou com botas de cano alto. Nesta última opção, deixe a meia aparente sempre três dedos acima do cano. Aposte nos vestidos e nas saias
• As versões lisas disfarçam marcas da pele e volumes indesejados. Organize as cores fortes com roupas mais neutras. Mulheres de pernas grossas devem optar por cores mais escuras como preto, cinza, vinho ou verde-petróleo
• As meias texturizadas funcionam com roupas lisas. Opte por sapatos leves, fechados, sem muitos detalhes ou aplicações.