O empreendedorismo digital é uma das coisas que mais cresce no século, muitas marcas e empresas surgiram da colaboração de conteúdo digital de vários usuários com ideias parecidas. O mundo da moda foi atingido por isso de várias formas, contudo surgiu este ano a primeira marca feita 100% por usuários através de um co-criação digital.
O brasileiro Alfredo Orobio fez uma proposta pela criação da Awaytomars como a primeira marca do mundo a abrir o seu processo criativo ao público, para que seus usuários participem da formulação de ideias da marca. A empresa reúne mais de 5 mil usuários espalhados por 87 países, que criam produtos colaborativamente.
Qualquer pessoa acima de 14 anos pode participar deste processo de criação da Awaytomars. A participação se dá através de desenhos feitos pelos usuários, ou ideias enviadas através do site da empresa. A plataforma digital da marca foi construída especialmente para isso, não é preciso que usuária tenha nenhum conhecimento específico de moda para fazer parte do projeto.
Cada projeto criado pelo site da empresa pode receber a colaboração e aprimoramento dos outros usuários da plataforma. Os esboços que mais gerarem colaboração e interesse da maioria dos usuárias podem ser transformados em produtos reais.
As peças participam de financiamentos coletivos antes de virarem produtos finais, as que conseguem ser financiadas são produzidas e lançadas pela empresa e, o lucro das peças vendidas é divida entre o criador e os colaboradores que transformaram o primeiro esboço em um produto final.
Em outubro, a marca apresentou mais de 500 designs co-criados através de sua plataforma digital na semana de moda de Portugal. Segundo Alfredo, este tipo de trabalho traz "uma fonte ilimitada de ideias a uma indústria que está visivelmente estagnada".