Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novo balanço

Mais de 17 milhões de brasileiros já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional

Redação Bonde com Agência Brasil
16 dez 2024 às 14:00

Compartilhar notícia

- Ministério da Justiça/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional). O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.


“A nova Carteira de Identidade Nacional reduz as fraudes, melhora os cadastros administrativos e qualifica o acesso a serviços públicos digitais, pois possibilita um acesso mais seguro (conta Ouro) aos mais de 4,5 mil serviços digitais disponíveis no Gov.br”, destacou a pasta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em nota, o ministério reforçou que todos os brasileiros têm até 2032 para fazer a troca do documento pela nova identidade, sendo que a primeira via gratuita. Atualmente, a CIN é emitida em todos os estados brasileiros. Mais informações podem ser acessadas no gov.br/identidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Já recorreu

Justiça é contra cartão do iFood que permite usar vale em restaurantes e supermercados

Imagem de destaque
Entenda

Suposta candidata fala que comprou 1.000 votos, recebeu só 29 e pede devolução em Pix

Imagem de destaque
Saiba mais

BC anuncia novo leilão de linha, de US$ 3 bilhões, para a próxima segunda-feira (16)

Imagem de destaque
Conselho de Medicina reprova

Grupos no Facebook promovem "inseminação caseira" e geram polêmica nas redes sociais


Infraestrutura pública digital

Publicidade


No comunicado, a pasta informou que planeja construir uma IPD (Infraestrutura Pública Digital) de identificação civil no intuito de automatizar os serviços públicos. “Essa IPD utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais do Gov.br”.


“Uma IPD é um conjunto de sistemas digitais compartilhados que devem ser seguros e interoperáveis. Esses sistemas podem ser construídos a partir de especificações e padrões abertos, para ofertar acesso equitativo a serviços públicos e privados em escala social”, completou o ministério.


A proposta é que o Gov.br passe a informar, por exemplo, sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou sobre como tirar a carteira de motorista se quem estiver acessando for uma pessoa com 18 anos. Caso seja um idoso, a plataforma poderá informar sobre aposentadoria ou sobre a concessão de benefícios.


Leia também:


Imagem
Multinacional não prova justificava da dispensa e gestor tem demissão por justa causa revertida no Paraná
O funcionário era suspeito de improbidade, mau procedimento ou indisciplina. Entretanto, ficou provado que houve uma sindicância interna para apurar o ocorrido.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo