Boa forma

Um dia de fúria? Squash é a solução

31 dez 1969 às 21:33

O Squash está em alta e é crescente o número de adeptos ao esporte. Também não seria para menos. São queimadas cerca de 1200 calorias por jogo amador e 1500 em um jogo profissional. No esporte, trabalha-se a resistência cardiorrespiratória, reduzindo os riscos de ataques cardíacos, hipertensão e diabetes. Além disso, aumenta a força muscular, resistência muscular e flexibilidade, mantendo ossos, músculos e juntas saudáveis, prevenindo a osteoporose.

O esporte foi classificado pela revista Forbes como o esporte mais saudável, em pesquisa baseada em depoimentos de médicos, treinadores, atletas, personal trainers e fisiologistas.


E, o mais importante: acaba com o estresse! Chefe, trânsito, mercado oscilante, produtividade, cobranças e aquela barriguinha. São muitos motivos que levam um indivíduo a um "dia de fúria". Solução? Raquete, bola e um amigo, que aliás, você não encontra há muito tempo, pois ele também não tem tempo... Coloque sua ira na raquete. A parede é o limite, jogue até ficar exausto. A prática de Squash diminui os sentimentos de ansiedade, raiva e depressão, aumentando a sensação de bem-estar.


Falta de tempo não é desculpa


O Squash é tido como o esporte preferido dos executivos, exatamente pela sua flexibilidade de horários. Academias especializadas agendam horários de acordo com as necessidades dos alunos. Faça sol ou chuva, pois os jogos são realizados em quadras fechadas e acondicionadas, e pode ser praticado por todas as faixas etárias. "Há casos de casais que resolvem suas pendências em um jogo amistoso. Claro que algumas bolas têm seu alvo pré-definido. No final, o jogo é empatado, ambos estão exaustos, leves e felizes. É mais divertido do que terapia", declara Marino de Oliveira, professor e proprietário da Academia Marino Squash Net, em São Paulo.


Graças à grande queima de calorias, o Squash é muito procurado por pessoas que querem diminuir o peso. "Optei pelo Squash devido ao tempo que tenho disponível e principalmente pelos resultados praticamente imediatos. Em seis meses perdi quinze quilos, aumentei a resistência e a energia", diz Marco Audra, empresário e praticante do esporte há dois anos, acrescentando que aproveita os jogos para reunir os amigos. "Os jogos se tornaram um ponto de encontro. É um compromisso agradável a que todos aderiram".


Dica do especialista aos praticantes

- Iniciantes devem usar raquetes leves, pois são mais confortáveis;
- Aquecer a bola antes do início do jogo, batendo repetidamente na parede; o aumento de temperatura deixará a bola mais macia;
- Não utilize tênis de corrida. Use um par com solado de borracha;
- Procure sempre um profissional capacitado e experiente. A falta de orientação técnica pode resultar em estiramentos musculares, principalmente nas pernas, braços e parte baixa das costas.


Continue lendo