Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Treino sem orientação aumenta risco de lesões em corridas

Redação Bonde
15 out 2009 às 09:50

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Prática de corridas de rua atrai muitos adeptos pelas facilidades que oferece, como áreas públicas e uso de poucos equipamentos, mas esconde riscos que podem ser agravados por treinamento incorreto. O alerta foi feito por especialistas do Clube da Endorfina, assessoria esportiva com sede em Porto Alegre e atuação no Sul e Nordeste do país.

O risco mais comum é o de lesões físicas. Sequência de treinos muito intensos ou longos sem acompanhamento é a causa mais comum dos problemas. Pensando que estão agindo de forma a melhorar sua corrida, os corredores podem desencadear sérios problemas de saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O praticante pode desenvolver ‘over training’, uma sobrecarga com efeitos fisiológicos ou mecânicos", explica o atleta Lucas Pretto, que além de participar em competições internacionais é treinador de triatletas e um dos consultores do Clube.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


No primeiro caso, o atleta tem maior estresse, falta de sono, diminuição da libido e até depressão. No segundo caso o treino excessivo causa lesões. "São casos que variam desde leves tendinites até fraturas ósseas por estresse, oriundas do excesso de impacto", adverte Lucas Pretto.

Publicidade


Para evitar as lesões, programe o treino a partir de avaliação das respostas fisiológicas e físicas. O planejamento vai estabelecer objetivos e prazos a serem cumpridos nas próximas etapas dos treinamentos. O acompanhamento evita lesões, motiva e cria objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso tudo irá manter o aluno ativo e saudável no esporte.


Além de lesões, o trei no sem orientação muitas vezes desestimula praticantes. "Caso o indivíduo seja sedentário, sem ter uma noção de ritmo, provavelmente irá cansar muito rápido, e assim se sentirá inapto a correr, desistindo da prática."


Alguns praticantes conseguem bom desempenho mesmo sem orientação. Mas o consultor explica: ausência de um treino bem elaborado pode comprometer a evolução e rendimento em médio prazo. "Um treinamento profissional envolve até variações intensidade e duração que são fundamentais para a melhor performance do praticante."

O Clube da Endorfina mantém estrutura completa de planejamento, orientação e acompanhamento de praticantes e atletas. Para mais informações, acesse o site do clube (www.clubedaendorfina.com.br).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo