Você sempre ouviu que não é muito prudente viver na corda bamba, principalmente quando se trata da sua vida financeira ou sentimental. Mas, se o assunto for seu condicionamento físico, andar na corda banda – literalmente – pode ser uma excelente opção para manter seu corpo em forma.
Essa é a proposta do slackline, uma das modalidades esportivas que mais trabalha o equilíbrio corporal. A prática chegou ao Brasil pelas praias cariocas no começo deste ano e já faz o maior sucesso. O desafio é andar ou até pular, girar... pelo maior tempo possível (sem cair!) sobre uma fita de náilon presa pelas extremidades em bases fixas, como árvores, postes ou carros.
Benefícios para o corpo
A educadora física Mila Toledo, diretora da Mila Toledo Fitness, em São Paulo, afirma que o esporte trabalha o corpo todo. Além disso, desenvolve a concentração e ajuda a melhorar a postura. "Os músculos do abdômen e das coxas são os mais exigidos, além dos braços, que participam auxiliando na estabilização sobre a corda", diz.
Treino de equilíbrio
Se você ficou interessada e quiser experimentar o exercício, comece usando uma fita de 7 m de comprimento, presa em bases fixas na altura dos joelhos. O primeiro passo é treinar o equilíbrio. Depois, tente fazer movimentos simples, como andar de frente e de costas ou esticar uma das pernas à frente do corpo.Para evitar lesões provocadas pelas quedas (que serão muitas no início), proteja-se colocando colchões ou colchonetes no chão.
Aumente a distância entre o acessório e o solo conforme ganhar confiança e ficar mais habilidosa. Quando já se sentir segura sobre a fita tente manobras mais radicais, como o jump (pulo no eixo) e o step jump (saltar dando um passo para a frente). Quando ficar craque no assunto, tente executar o movimento butt bounce, que consiste em saltar, cair sentada e voltar a ficar em pé com o impulso da corda.
Dicas para começar com o pé direito