Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Organize-se e emagreça!

Ter a vida organizada ajuda a perder peso

Redação Bonde*
27 ago 2009 às 10:41

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você já parou para pensar como a desorganização à sua volta pode dificultar que você viva de forma mais saudável, com melhor qualidade de vida e possuindo o corpo que você deseja?

O mau gerenciamento do seu tempo, a bagunça na cozinha ou na sala de jantar pode ter relação direta na maneira como você lida com seu corpo e sua saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando resolvemos fazer uma limpeza geral ou colocar as coisas em ordem e eliminar a bagunça, não se trata apenas de jogar coisas fora, mas sim de buscar a vida que você quer viver, a vida que você merece desfrutar.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Isto também é verdade quando queremos perder peso: não se trata apenas de jogar alguns quilos fora, mas sim de tentar buscar a vida que desejamos, num corpo que nos faça sentir bem.

Publicidade


Para Peter Walsh, autor Best Seller nos USA, dietas não funcionam. Ele acredita que o segredo para conseguir perder peso é parar de preocupar-se com contagem de calorias e começar a focar em como, porque e onde você come.


Estive recentemente na 20ª conferência da NAPO, Associação Nacional de Profissionais de Organização nos USA. Eram quase 1000 pessoas no evento, sendo 90% do sexo feminino. Apesar do alto índice de mulheres obesas nos USA, encontrei pouquíssimas "gordinhas" circulando por ali, um sinal talvez, de que a organização contribui mesmo para que tenhamos uma silhueta mais esbelta.

Publicidade


Neste evento, Peter Walsh foi um dos palestrantes principais, e eu tive a oportunidade e a satisfação de um dia sentar na mesma mesa a seu lado para o jantar. Pude conversar um pouco com Peter sobre seu mais recente livro "Does This Clutter Make My But Look Fat?", algo como: Será que esta bagunça está deixando meu traseiro mais gordo?, sem lançamento previsto para o Brasil.


Suas idéias sobre como a desorganização na vida das pessoas pode ter um impacto direto na forma como elas comem e lidam com sua própria saúde, são realmente muito interessantes e vem ao encontro de vários conceitos que temos defendido em nossos treinamentos.

Publicidade


Podemos detectar situações claras onde a desorganização pessoal reflete diretamente no seu peso: pular refeições faz você engordar, comer de forma apressada faz você engordar, comer na frente da TV porque a mesa de jantar está sem espaço faz você engordar, comer "junk food" por "falta de tempo" faz você engordar, pedir pizza à noite porque não se organizou para o supermercado, faz você engordar, manter roupas "largas" no armário faz você engordar, manter a despensa desorganizada faz você engordar. Na verdade eu poderia fazer uma lista de algumas páginas, descrevendo atitudes e hábitos, que podem em pouco tempo detonar com seus planos de viver de forma mais saudável.


A bagunça ou a desorganização à sua volta interfere na sua maneira de viver. Dificulta a respiração, dificulta a locomoção, dificulta que você enxergue de forma clara e impede que você fique focada e motivada. Você precisa organizar e limpar externamente, se quiser organizar e limpar-se internamente, obtendo um corpo que a faça sentir-se bem.

Publicidade


Pensando assim, não precisamos de muita análise para concluir porque a maioria das dietas termina em redundantes fracassos. A questão não está no método ou tipo de dieta que se utiliza, mas sim no fato de você organizar-se para segui-la, entender a importância e a qualidade daquilo que come e dar um sentido às suas refeições. Você deve estar consciente quanto à forma que quer viver e quanto ao corpo que deseja e tomar decisões coerentes. Dizer que não tem tempo de fazer exercícios, mas passar diariamente 2 horas na frente da TV ou na sala de bate papo no computador não parece uma atitude coerente, parece?


Excessos

Publicidade


Outro ponto interessante a ser mencionado é a relação existente entre consumo, bagunça e quilinhos a mais. Nós consumimos (e gastamos) demais, acumulamos coisas demais e comemos (e bebemos) coisas demais.


Mesmo já estando difícil lidar com o acúmulo de coisas em nossas vidas ou com a falta de espaço em nossos armários, continuamos a comprar mais sapatos e camisas. Mesmo com nosso tempo escasso e pressionado, continuamos a assumir compromissos e responsabilidades. Da mesma forma, mesmo estando insatisfeitos com nossos corpos, continuamos a comer desordenada e inadequadamente.

Publicidade


Uma apresentação magnífica que fala sobre os riscos do consumo desenfreado pode ser encontrada em www.storyofstuff.com, dura 20 minutos, está em inglês mas vale mesmo a pena.


Princípios da Organização x Alimentação


Veja como adaptar 7 conceitos da organização pessoal ao seu plano de novos hábitos alimentares:


1 - Organize sua casa, principalmente sua cozinha, sua geladeira e sua despensa. Tenha um plano de alimentação e organize-se para fazer suas compras de acordo.


2 - Organize-se no trabalho e tenha controle sobre seu tempo. Organizar onde, como e o que você vai comer, é o primeiro passo na direção de obter o seu corpo ideal.


3 - Se você tem roupas que nem gosta muito, não usa ou não tem espaço para guardar, livre-se delas. Tenha claro qual é a sua meta para seu corpo. Se um alimento não atender a esta meta ou ao seu plano, não coma!


4 - A bagunça não é formada de um dia para outro e nem vai desaparecer num estalar de dedos. Ninguém engorda nem emagrece do dia para a noite.


5 - Se você está acumulando coisas que não usa por razões emocionais, tente entender por quê. Medo de perder lembranças? Medo do futuro? Ganhou de presente? Viva no presente, não no passado ou futuro. Se você está comendo por razões emocionais, tente entender por quê. Raiva? Desespero? Prazer? Medo?


6 - Concentre-se em aproveitar sua próxima refeição e não deixe que qualquer desejo falso a faça desistir.


Se você não fizer da alimentação saudável um modo de vida, vai continuar engordando ou poluindo o seu corpo!


7- Desfrute e celebre cada espaço que você organizar em sua casa ou onde trabalha. Isso vai ajudá-la a continuar em frente e alcançar suas metas.
Desfrute e celebre cada refeição. Isso vai ajudá-la a relembrar que este momento pode proporcionar mais, além de apenas comida.

*Fonte: Organize sua Vida


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo