Boa forma

Tai chi chuan, pilates e yoga na piscina

31 dez 1969 às 21:33

Melhora do equilíbrio, da força e da concentração são alguns dos benefícios que pilates, yoga e tai chi chuan têm em comum. Mas, que tal juntar tudo isso para fazer dentro da água? É o que propõe a educadora física Iracelis Gonçalves, de Londrina, que criou uma nova modalidade de aula, batizada de Power Pilates. Ao juntar movimentos das três práticas orientais milenares com as vantagens de se fazer exercícios dentro da água, o resultado é uma atividade que proporciona mais saúde e prazer, com maior definição do corpo, melhora da respiração e relaxamento.

A idéia básica, segundo a professora, é utilizar o peso do próprio corpo para realizar os movimentos. Quando isso não é possível, é a água que faz as vezes de ''peso'', por conta da força necessária para deslocá-la. ''Cada um litro de água deslocada corresponde a um quilo de peso'', ressalta Iracelis.
Dentro da água o corpo ''perde'' 70% do seu peso e as articulações ficam mais flexíveis, permitindo movimentos com maior amplitude. Isso, aliado à temperatura da água, em torno de 30 graus, que promove relaxamento da musculatura, faz com que o praticante atinja um grau de flexibilidade maior do que se fizesse o mesmo movimento fora da água.


''Segundo Gregório Silvestri, professor de São Paulo, considerado o redescobridor do yoga na água, este tipo de aula tem uma peculiaridade importante - pela pouca gravidade que o meio oferece e por não haver um ponto fixo para suporte, o praticante é 'forçado' a encontrar o equilíbrio dentro do próprio corpo'', explica.


A água, segundo a professora, também tem o poder de nos ligar com as próprias emoções, ''por remeter à sensação de proteção do útero materno, despertando os sentidos e o inconsciente, e nos proporcionando imensa sensação de prazer''. ''Por isso, um dos grandes benefícios, ao término da aula, é o relaxamento'', enfatiza.


Acompanhando cada movimento, a atenção deve se voltar para a respiração, chamado no yoga de ''pranayama''. ''O objetivo é trabalhar equilíbrio, flexibilidade, força, postura, concentração e respiração, conectando corpo e mente'', avalia. Os exercícios podem ser feitos com acessórios para ajudar na flutuação, com os pés apoiados no chão ou apoiados na borda da piscina, individualmente, em dupla ou em grupo. Em 45 a 55 minutos de aula, são feitos exercícios de aquecimento, equilíbrio, fortalecimento de pernas e braços, abdominais, costas, torções, alongamentos, relaxamento e soltura.


Como exercícios na água estão intimamente ligados à terceira idade, a idéia, segundo a professora, foi criar uma aula não só para esse público, mas para todas as idades, inclusive para aqueles que já praticam atividade física e querem definir melhor o corpo. A nova modalidade de aula já foi lançada no final do ano passado, mas agora começa a ser apresentada como treinamento em vários centros do país e em congressos nacionais e internacionais de educação física.

Serviço:
Saiba mais sobre o Power Pilates pelo telefone (43) 3356-4309 ou acesse o site www.nadarfitness.com.br


Continue lendo