Ao engravidar, a mulher sofre mudanças no corpo que podem ser revertidas - ou não - após o final da etapa. Acompanhar os sinais do seu corpo, cuidar antes, durante e depois da gravidez faz toda a diferença nesse sentido.
Seguindo algumas dicas é possível que você saiba exatamente o que deve fazer durante a gestação e após o parto para voltar a forma física anterior à gravidez. Confira.
O que fazer antes e durante a gravidez
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Há diversas maneiras de evitar que a gravidez modifique demais o seu corpo e você pode utilizar esses truques desde o primeiro mês. Veja como alguns cuidados básicos podem te ajudar a ter o corpo de volta após a gestação.
Use cremes para evitar o aparecimento de estrias
Usar cremes hidratantes e cremes específicos para a gestação diminui significativamente as chances de você ter estrias após a gravidez. Como durante os nove meses a pele da barriga estica, o surgimento das temidas estrias é quase inevitável. Porém, se a pele está bem hidratada e cuidada, você pode ter uma gravidez livre de estrias.
Faça exercícios regularmente
Durante a gravidez é possível sim fazer exercícios físicos – desde que autorizados pelo médico e acompanhados por um profissional capacitado para te instruir corretamente. Praticar exercícios físicos durante a gravidez ajuda a mulher a recuperar seu peso e a fazer com que seu corpo volte ao que era antes da gravidez. Além disso, ajuda a aliviar dores e inchaços.
Não caia na tentação de comer por dois
Um problema muito comum entre as grávidas é que várias delas acreditam que devem "comer por dois". Na verdade, isso não passa de um mito.
A mulher deve se alimentar bem e ingerir os nutrientes necessários para se manter saudável e colaborar com o desenvolvimento saudável do bebê.
Sendo assim, evite aumentar muito a quantidade de comida que ingere, prefira antes consultar o seu médico e um nutricionista. E não se esqueça: fique de olho na balança.
Como recuperar a barriga de antes da gravidez
Uma das coisas que você deve ter em mente é que voltar à forma anterior leva tempo e ter paciência nessa fase é imprescindível.
Após o parto, para que você comece a perder a barriga que surgiu na gravidez, é importante manter o corpo bem hidratado, porque isso facilita a perda de peso, a digestão e inibe o apetite.
Confira mais oito dicas para ajudar você a perder a barriga pós-gravidez sem sofrimento após os nove meses da gestação:
Amamente por que assim você pode perder até quinhentas calorias por dia;
Faça exercícios físicos como yoga e ginástica pós-parto;
Não espere ficar faminta para comer, prefira comer uma porção pequena a cada duas horas;
Substitua guloseimas e chocolates por frutas quando estiver com vontade de comer algo doce;
Prepare comida para vários dias para evitar cair na tentação de comer fast-food ou comida congelada;
Aumente a ingestão de fibras, com alimentos como pão integral e frutas;
Prefira as carnes magras como peixe e frango;
Peça o apoio de quem mora com você para que todos cooperem com o seu novo estilo de alimentação.
Siga as sugestões e cuide do seu corpo. Não se autosabote. Evite deixar as coisas para a última hora, porque agora com um bebê sua vida será um pouco mais corrida e isso pode te fazer cair em tentações como jantar um hambúrguer. Então é importante fugir dessas armadilhas.
Planeje a sua alimentação adequadamente e não deixe de valorizar o seu corpo nesse momento, logo após a gravidez é a hora certa para investir na recuperação do seu peso e do corpo que você tinha antes da gestação. Por isso, vale a pena se esforçar.