Quando o assunto é atividade física, para a maioria das pessoas a chegada do inverno é sinônimo de preguiça. Fica mais difícil acordar cedo, a cama fica mais aconchegante, e encarar uma bela caminhada ou começar o dia com uma hora de academia parece uma missão quase impossível. Não há dúvidas de que é mesmo difícil manter o ritmo da malhação depois que os dias de sol começam a rarear. Mas manter o corpinho em forma é só um dos muitos benefícios que um bom treino pode trazer. Para provar essa teoria, elaboramos uma lista de vantagens indicadas por especialistas em fitness, que vão convence-la a driblar o 'corpo mole'.
1. Se você quer emagrecer, definitivamente precisa contar com um programa de treino. Qualquer atividade física é uma ótima para queimar calorias. Mas fique atenta ao que você come depois dos exercícios. A melhor pedida combina carboidratos e proteínas, principalmente se você faz musculação.
2. Quando você faz ginástica, o corpo passa a responder de forma muito mais rápida aos estímulos, incluindo a digestão. Mas, não adianta favorecer o metabolismo e depois compensar abusando de doces e frituras.
3. Os exercícios melhoram a qualidade do sono. Isso porque, enquanto treina, você libera uma série de hormônios do bem-estar, que proporcionam maior relaxamento ao corpo. Procure fazer os treinos pelo menos duas horas antes de ir para a cama. É o tempo que seu cérebro precisa para desligar naturalmente.
4. Na dose certa, os exercícios fazem seu organismo produzir mais substâncias antioxidantes. Resultado? Um corpo de aparência e funcionamento muito mais jovem.
5. Atividades físicas regulares ajudam na oxigenação do cérebro, fazendo com ele execute com muito mais eficiência funções de raciocínio e memória.
6. O seu coração agradece a cada semana que você vence a preguiça. Principalmente os exercícios aeróbios, como corrida e caminhada, funcionam como elásticos que dilatam os vasos, facilitando a circulação do sangue e impedindo que qualquer entupimento se anuncie no horizonte. Com o tempo, você também ganha mais condicionamento e seu coração, mais forte, pode bater menos vezes para bombear a mesma quantidade de sangue.
7. Não tem dor nas costas ou nos joelhos que resista a uma malhação bem feita. Fortalecendo a musculatura, você protege as articulações e evita as terríveis fisgadas, comuns após um dia exaustivo de trabalho. Mas fique atenta: nada de completar séries além do seu limite. O exagero é um veneno! (Com informações do Minha Vida - Dieta, Alimentação e Saúde)