Emagrecer não tem mistério, mas exige muita dedicação e perseverança! Segundo a nutricionista Maribel G. Melos alguns pontos são fundamentais no processo de emagrecimento. Confira a seguir as orientações da especialista:
1) Dieta com redução de calorias (reduza cerca de 20% da necessidade diária)
Quem quer emagrecer deve ser rigoroso consigo mesmo, por isso a dieta deve ser constante. Não adianta restringir calorias de segunda a sexta-feira e liberar geral no final de semana.
Faça refeições fracionadas (pequenas porções de 3 em 3 horas) para manter o metabolismo acelerado. Quando você demora muitas horas para se alimentar seu organismo "entende" que há um período de escassez de alimentos e armazena o que você como em forma de gordura. Já se houver ingestão de alimentos várias vezes ao dia, o corpo "percebe" que não há necessidade de estocar suprimentos e o metabolismo fica mais acelerado. Por isso aquela velha idéia de pular refeições não funciona.
As refeições devem ser completas e balanceadas. Nada de cortar carboidratos ou proteínas do cardápio. Procure colocar no prato carboidratos (55%), proteínas(15%) e gorduras (30%).
Sua dieta deve ser rica em fibras alimentares provenientes de cereais integrais, frutas, vegetais e sementes. As fibras demoram para ser digeridas e aumentam a sensação de saciedade.
Corte todas as bobagens; doces, refrigerantes, biscoitos e salgadinhos. Se estiver com muita vontade de comer um doce prefira os pequenos (como bombons por exemplo). É melhor comer em pequenas quantidades (de vez em quando) do que cortar tudo radicalmente. Se uma dieta for altamente restritiva você não vai aguentar por muito tempo e seus objetivos vão por água abaixo. O segredo de uma dieta duradoura é o equilíbrio.
Consuma em média 2 litros de água por dia.
2) Atividade física continuada e regular
Não tem como emagrecer sem exercícios físicos. Isso sem contar que eles são primordiais para manter o peso depois que você já está de bem com a balança. Você pode até perder peso ficando parada, mas teria que cortar excessivamente o consumo de calorias. Lembre-se, a equação é simples: quem ingere mais calorias do que gasta durante o dia vai engodar.
Para acelerar a queima de calorias mantenha um programa de atividades físicas de 3 a 4 vezes por semana (no mínimo). Inclua exercícios aeróbicos e anaeróbicos no seu treino.
3) Nunca praticar atividade física em jejum
Antes de sair para a academia de estômago vazio saiba que para manter nossa glicemia (açúcar do sangue), o fígado irá controlar o gasto de glicogênio muscular e hepático, impedindo ou reduzindo a mobilização de gordura do tecido adiposo. Quando ingerimos uma refeição com carboidratos de boa qualidade, nosso rendimento durante a atividade física será bem melhor e mais duradouro, podendo até mesmo manter a mobilização de gordura por até 3 horas após o exercício.
4) Combatendo os inimigos da dieta
Monotonia alimentar - Na tentativa de reduzir o consumo energético, costumamos reduzir mais e mais o que comemos e mantemos apenas os alimentos que mais gostamos. Resultado: alimentação pobre em nutrientes, levando nosso metabolismo à carência de substâncias importantes e que são vitais para o sucesso na perda de peso.
Inércia - Enquanto continuarmos a fazer as mesmas coisas, continuaremos atingindo os mesmos resultados, mude sua rotina se isto está fazendo com que coma mais, mude o lugar dos alimentos na despensa, nos armários, mude a posição da televisão se isto está fazendo com que coma demais, mude as companhias se estas só o estimulam a comer!
Preguiça - Esperar uma força e disposição vinda do além para levá-lo para a academia não vai acontecer de forma milagrosa. Levante e comece agora mesmo, seja o exercício, seja a dieta, sejam as compras, sejam as mudanças, comece logo!