Dolorosas e repentinas, as contrações involuntárias em um ou mais músculos são conhecidas como câimbras. O problema acontece geralmente nos membros inferiores, deixando os músculos e tendões visivelmente rígidos.
Causas
De acordo com Andrea Sette, clínica geral do Hospital e Maternidade São Luiz, a câimbra é sinal de que algo está afetando os músculos. As principais causas do problema são prática exagerada de esportes, má circulação, desidratação e deficiência de potássio, cálcio e magnésio.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Como evitar
Para evitar que os músculos fiquem contraídos e doloridos por segundos ou até mesmo minutos a dica é manter o corpo hidratado e apostar em alimentos ricos em cálcio, potássio e magnésio. Brócolis, linhaça, espinafre e couve-manteiga estão na lista dos alimentos ricos em cálcio. Para garantir a ingestão de potássio, a dica é consumir tomate e abacate, além da banana.
Segundo Ana Claudia Santos, nutricionista do Hospital Albert Einstein, outra maneira de evitar a câimbra é fazer um breve alongamento aproximadamente 15 minutos antes de dormir e antes e depois das atividades físicas.
O que fazer na hora
Na hora da dor repentina, a principal dúvida é: o que fazer? De acordo com Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração, na hora da câimbra o truque é massagear a área afetada com movimentos circulares para relaxar o músculo e aliviar a dor.
Se a rigidez dos músculos acometer a perna, o ideal é ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida e dobrar os joelhos para facilitar o estiramento dos músculos. "Se não for possível ficar em pé, o indicado é esticar a perna e puxar os pés para trás com ajuda das mãos", completa. (Fonte: Bolsa de Mulher)