A gestação é o período mais encantador para uma mulher. É quando ela se prepara física e psicologicamente para receber seu filho. Nesta fase acontecem inúmeras transformações na vida da futura mamãe, principalmente no seu organismo: o aumento da mama e do útero, ganho de peso, retenção de líquido, diminuição na cintura entre outros. O grande responsável por essas mudanças são os hormônios, essenciais para preparar a mulher para receber o feto, garantir seu crescimento, proteger a mãe até a hora do parto e de ajudá-la para a amamentação.
Mas calma, futuras mamães! Existem vários tratamentos que amenizam as mudanças na gestação, deixando-as mais bonitas, afinal cuidar da saúde e da beleza é um comportamento que deve fazer parte de todas as fases da vida da mulher, inclusive na gestação. Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Denise Badaró, da Clínica Contato, a drenagem linfática é o tratamento mais indicado para a gestante, por ser uma massagem suave que ativa a circulação e o metabolismo. "A drenagem linfática alivia sintomas como retenção de líquidos e inchaços típicos desse período", salienta a Denise.
De acordo com a fisioterapeuta, a drenagem ajuda a relaxar e combater o estresse comum nessa fase, aumentando a sensação de conforto e relaxamento. "O resultado de tanto bem-estar é sentido na relação mamãe e bebê", completa.
A fisioterapeuta recomenda fazer o tratamento de uma a duas sessões por semana e aumentar para três no final da gestação. Entretanto, é preciso procurar profissionais especializados. "A drenagem linfática deve ser feita com cautela e por quem entende do assunto, pois uma drenagem mal feita pode precipitar o parto", alerta.
"O papel do profissional é executar manobras com movimentos leves e precisos direcionados para as regiões dos glânglios linfáticos facilitando a drenagem na linfa, assim a gestante eliminará o excesso de líquido e toxina através da urina", explica.
Hábitos saudáveis na gestação
Além da drenagem linfática, a especialista recomenda outros procedimentos essenciais para uma gestação saudável. Confira: