Boa forma

Relaxar emagrece mais do que fazer dieta

26 jan 2010 às 22:28

Perder peso está diretamente relacionado com a forma de levar a vida, ao nível de estresse. Recente pesquisa feita na Nova Zelândia confirmou que quanto mais cuca fresca é uma pessoa mais fácil ela consegue perder peso. Esquentar a cabeça com a falta de forma não ajuda em nada, aliás só atrapalha, aumenta a ansiedade e a sensação de fome.

Por dois anos, 225 mulheres acima do peso ou obesas que realizavam diferentes dietas foram avaliadas. Durante a pesquisa, somente um grupo chamou mais a atenção por atingir uma média de perda de peso que chegou 2,5 quilos. "Descobrimos que a intervenção mais bem sucedida envolveu o intenso treinamento em técnicas de relaxamento ao mesmo tempo em que equipamos as mulheres para reconhecerem e evitarem estresse que leva uma pessoa a comer", disse a coautora da pesquisa, Caroline Horwath, do Departamento de Nutrição Humana.


A pesquisa também revelou que em um prazo de cinco anos, diversas pessoas que seguem dietas tradicionais acabam recuperando o peso ou até engordam mais. Segundo a pesquisadora, estas pessoas tendem a perder a noção de quando estão com fome ou saciadas.


Antes de se estressar porque não pode atacar uma sobremesa daquelas bem calóricas, lembre-se que respirar fundo e relaxar pode ser a solução do seu embate com a balança. Boa sorte!


Para ajudar, vai aqui algumas dicas para fugir do stress


1- Respire fundo: tente contar até dez (literalmente) e perceba como a tensão vai embora aos poucos e logo você se sente mais leve.


2- Massageie-se: faça em você mesma massagens em seu ombro, braços pés e têmporas. Não tem como não se sentir melhor.


3- Exercite-se: praticar um exercício, seja qual for, faz uma diferença imensa não só para o corpo como também para a mente. Ginástica e alongamento são ótimos exercícios de relaxamento.


4- Saia de casa: sair para passear, ver o mundo lá fora, faz com que esqueça os problemas e alivia a tensão.


5- Tire um dia de folga: é sempre bom tirar um dia para você, fazer as coisas que mais gosta e esquecer o resto.


6- Medite: – procure um lugar que mais gosta em sua casa, coloque um CD de músicas de meditação, acenda um incenso e sente-se confortavelmente. Em pouco tempo, se insistir, conseguirá esvaziar a mente e relaxar profundamente. Apenas 10 minutos de meditação é melhor que uma noite interia de sono. Experimente!


7- Desconecte-se: sair de cena por algumas horas não causará nenhum problema. Vale aqui desliigar-se de tudo, telefone, celular, computador, TV.


8- Tire um cochilo: Cochilar no meio do dia por apenas 30 minutos é tudo de bom e nos revitaliza para contijnuar nossas tarefas. Esta atitude só aumentará sua produtividade e reduz nossos níveis de stress.


Técnicas de meditação


Existem diversas técnicas de meditação, segue abaixo uma sugestão:


Sente-se na vertical numa cadeira ou sofá confortável, mantendo os pés no chão (se se deitar poderá adormecer, o que não é, necessariamente, o fim do mundo porque também é uma forma de descontracção mas não é, propriamente, o objetivo). Feche os olhos e inspire e expire dez vezes, profunda e lentamente. Agora pense nos seus pés. Imagine que sente um calor morno nos seus pés. Agora imagine esse calor agradável a subir pelos seus tornozelos e pernas e, posteriormente, pelo tronco e braços até alcançar o cérebro. Nessa altura todo o seu corpo está relaxado. Mantenha esta ideia pelo menos durante dez minutos.

A seguir, visualize um lugar bonito - pode ser um lugar qualquer onde se sinta segura, tranquila, liberta de stress e feliz. Imagine, por exemplo, uma cabana de madeira na montanha, uma praia deserta, uma cascata ou um por do sol sobre o mar. Deixe-se apoderar por sentimentos de calor, paz e tranquilidade. Mantenha o momento e não pense em nada que a preocupe. Se começar a sentir-se ansiosa, imagine que consegue colocar todas as preocupações dentro de um saco e que o lança ao mar ou por uma colina abaixo.
Quando se sentir totalmente descontraída, abra os olhos lentamente e tente manter esse sentimento de calma durante o resto do dia.


Continue lendo