Nunca foi tão barato entrar em forma. Com dietas fáceis de fazer e exercícios realizados na sala de casa, o programa de videoaulas "Desafio dos 30" está caindo no gosto do brasileiro e virando febre entre as pessoas que buscam perder aquela barriguinha indesejada.
Depois de meses de desânimo com o resultado de treinos na academia, Eduardo Bozelli criou o desafio para ajudar a cumprir suas próprias metas. Depois de eliminar oito quilos e dez centímetros de circunferência abdominal, resolveu disponibilizar para os internautas. "A maioria das pessoas não gosta de frequentar academias e não consegue se disciplinar para manter uma rotina de dieta e exercícios, e o Desafio dos 30 convida para isso!", explica Eduardo.
A proposta é simples: quem quiser perder barriga tem que seguir os treinos sequenciais, com duração de 25 minutos, disponibilizados no site do Desafio (www.desafiodos30.com), além de um passo a passo de uma dieta à base de alimentos que você encontra em qualquer mercado. "São exercícios funcionais combinados de forma que aumentam o gasto calórico e a queima de gordura, trabalhando sempre na faixa aeróbica do indivíduo. A dieta é bem simples e feita somente com produtos encontrados em qualquer mercado, além de fácil preparação", conta.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Os treinos são progressivos (aumentando a dificuldade a cada dia) e podem ser executados em casa, sem equipamentos ou acessórios. Já as dietas, elaboradas em parceria com a clínica BioVitta, variam de acordo com o biótipo de cada desafiante. Elas podem ser "Low Carb" (baixa ingestão de carboidratos) ou "Paleolítica" (evita ingestão de glúten e lactose). Além disso, a dieta não indica o uso de termogênicos ou suplementos, além da própria dieta funcional. Apesar de barato, como qualquer cuidado com o corpo, o desafio exige empenho: são 30 dias sem bebidas alcoólicas, refrigerantes, açúcares, frituras e, claro, muito exercício físico.
"O objetivo do desafio é mostrar às pessoas de que é possível emagrecer com saúde, sem a necessidade de fazer loucuras, mas tendo disciplina e foco. Após os 30 dias, o desafiante pode voltar a ingerir os alimentos que gosta, mas em porções menores e, claro, nunca parar de fazer exercícios", assinala Eduardo.
Para ajudar o internauta no seu compromisso de perder peso, o Desafio dos 30 responde aos e-mails de dúvidas e comentários dos desafiantes. Para participar, basta se inscrever através do site www.desafiodos30.com. O plano é anual e custa, em média, R$ 35 reais ao mês.
Desafio para o Carnaval
Pensando em trazer ainda mais desafiantes, o Desafio dos 30 oferece uma série de exercícios gratuitos, para se preparar para o Carnaval. O modelo segue a mesma mecânica dos exercícios, entretanto, por ser gratuito, o desafiante não tem acesso a nenhuma dieta.
"Esse desafio de carnaval serve para que as pessoas degustem o modelo de funcionamento e a proposta que estamos trazendo ao mercado. Temos certeza de que será um sucesso e vamos engajar muitas pessoas, ao redor do país", finaliza Bozelli.