Tudo bem...seguir o ritual de ir para a academia todos os dias ou pelo menos três vezes por semana, não é lá a melhor atividade do mundo, mas tem gente que não consegue nem mesmo encarar os três primeiros meses de treino. Na verdade, pouquíssimas pessoas podem dizer de 'boca cheia' que gostam de malhar. Entretanto, trata-se de um 'mal' (entenda-se um bem!) necessário, já que a atividade física mantém a saúde e o corpo em dia, retardando por mais tempo os efeitos da gravidade e do envelhecimento.
Para estimular o pessoal que faz a linha 'começa-para-começa', a academia Contours, rede internacional de academias dedicadas exclusivamente às mulheres, dá algumas dicas sobre como não desistir dos treinos antes dos três primeiros meses. De acordo com pesquisas da IHRSA, (organização que reúne academias americanas) aproximadamente 50% daqueles que se propõem a malhar todos os dias não chegam a completar 90 dias de treino.
Quatro passos para não desistir da academia
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
A primeira dica é escolher uma atividade que agrade e reservar um horário do dia para dedicar-se a ela. De acordo com a professora e consultora de fitness, Fabianna Queiroz, o maior segredo para manter uma frequência de exercícios é torná-los um hábito.
"Fazer exercícios físicos deve ser um hábito assim como escovar os dentes. Durante os três primeiros meses a pessoa pode se sentir obrigada a fazer uma atividade física. Depois deste período, é comum que o próprio corpo sinta falta, tornando qualquer exercício prazeroso", explica Fabianna.
Trace metas para atingir seu objetivo. Se quiser perder 5kg até o Carnaval, por exemplo, determine o quanto de peso deverá perder por mês para chegar ao peso ideal. Segundo Fabianna, traçar um plano de metas é o ideal para estimular a aluna a não desistir dos exercícios. "Aqui na Contours, assim que a aluna se matricula fazemos uma avaliação física para saber qual é o seu objetivo. Desta forma, elaboramos seu treinamento e traçamos um tempo para que ela atinja esta meta", afirma.
Escolha um treinamento dinâmico. As pesquisas comprovam que todo ser humano precisa de uma quantidade mínima de energia para desempenhar as funções vitais, tais como digestão e respiração, e isso só é possível através da atividade física acompanhada de uma alimentação rica em carboidratos e fibras. "Funciona como uma bateria de carro: quanto mais energia você provoca, mais ativa ela fica. Nosso organismo é igual. Quanto mais exercícios fazemos, mais ativo nosso metabolismo se torna", elucida a consultora.
Procure estímulos. Ter uma companhia para ir a academia ajuda a manter o compromisso com a atividade física, além de tornar este tempo mais agradável.
Serviço:
http://www.contours.com.br/