Apenas um terço da população mundial pratica exercícios físicos regularmente e mesmo sabendo que as atividades podem trazer muitos benefícios, a maioria das pessoas alega falta de tempo. Porém, a partir de setembro muitos homens e mulheres, de diferentes faixas etárias, irão dar início ao chamado "projeto verão" e querem transformar o corpo em três meses. As matrículas e a frequência nas academias aumentam, além da procura aos centros de estética, mas as pessoas esquecem que para obter resultados satisfatórios e duradouros a prática precisa ser frequente.
O principal erro nessa época é acreditar na mudança completa do corpo em um período de tempo tão pequeno. "Aqueles que fazem só o projeto verão já começam errado, preocupados com a estética, sem analisar se estão realmente saudáveis. O ideal seria a prática de atividades físicas durante o ano todo", comenta Marcelo Teixeira, gerente da rede de academias FIT. Para ele, a melhor receita é praticar atividades combinadas à boa alimentação, mas com cautela e acompanhamento profissional. "Incluir algumas atividades em sua rotina pode acelerar o metabolismo, controlar o peso, garantir boas noites de sono, melhorar a qualidade de vida, a autoestima, o humor e combater uma série de doenças" destaca Teixeira.
E as dietas radicais são outro problema comum nesta época. Low carb, low fat, dos pontos, sopas, ervas, chás. São inúmeros os artifícios que prometem "secar" o corpo em pouco tempo. Porém, os regimes "milagrosos" não significam saúde. Os nutricionistas alertam que esse tipo de alimentação diminui o metabolismo e a queima de calorias, já que o corpo recebe tão pouco combustível que acaba economizando para não gastar. Além disso, as dietas costumam focar em um único tipo de alimento, o que faz com que o corpo deixe de receber nutrientes importantes.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Para emagrecer sem prejudicar a saúde
Incorporar os exercícios no dia a dia deve representar uma mudança de hábito. Nas férias, ficar sem a academia não é desculpa para abandonar a prática. Na praia, por exemplo, esportes como surf, caiaque, frescobol, peteca, vôlei e até mesmo o futebol de areia são uma boa oportunidade para queimar calorias e ainda sair da rotina, praticando uma atividade divertida ao ar livre.
Para quem começou a se preocupar só agora com a boa forma para o verão, algumas dicas podem ajudar a acelerar os resultados mantendo a saúde.
Confira oito dicas especiais para você:
Comece determinando metas realistas. Não adianta estabelecer objetivos inatingíveis, que só trazem frustração e desânimo. Mantenha o foco e faça pequenas mudanças de hábito no seu dia a dia.
Procure uma academia que possua boa infraestrutura e que ofereça acompanhamento profissional.
Faça uma reeducação. Busque se alimentar 6 vezes ao dia, mastigar lentamente, beber muita água, incluir frutas e fibras na dieta, evitar doces, frituras e álcool. O álcool, além de provocar inchaço, engorda bastante. Um grama de álcool contém 7 kcal, mais do que em um grama de carboidrato.
Beba muita água. Ela é indispensável no dia a dia de quem quer uma vida mais saudável. Além de ser importante para manter a hidratação do organismo, ajuda a combater a retenção de líquido, o que alivia o inchaço, e contribui para o bom funcionamento do intestino.
Continue fazendo a dieta, mesmo no fim de semana. Muitas pessoas acham que fazer dieta só de segunda a sexta é suficiente e comem mais do que deviam no sábado e no domingo, acabando com todo o esforço anterior.
Não caia nas armadilhas. Molhos prontos e complementos podem transformar seu prato de salada em uma bomba calórica. O ideal é apostar nos produtos light ou naturais, feitos com ervas, vinagre balsâmico e pouco azeite.
Para manter a boa forma, nas férias, faça escolhas mais saudáveis. Ao ir à praia, a pessoa pode pedir um camarão ao bafo em vez de um camarão a dorê. O peixe não precisa ser à milanesa, pode ser grelhado.
Não esqueça que é possível continuar os exercícios mesmo viajando, com caminhadas, corridas e outros esportes.
Com essas dicas, é possível perder cerca de 4kg até janeiro – resultado que, é claro, depende também do corpo e do metabolismo de cada um.
Serviço:
Academias FIT (www.fitpremium.com.br)