Boa forma

Peso pode ser determinado por traços da personalidade

18 jan 2012 às 10:17

De acordo com estudo desenvolvido pelo do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos, traços de personalidade são determinantes e desempenham papel importante quanto o assunto é a balança. Segundo informações do site Health, pessoas impulsivas, cínicas, competitivas ou agressivas são mais propensas a conquistar quilos extras. As muito neuróticas e menos cuidadosas têm mais chances de passar por muitos altos e baixos, o famoso efeito sanfona.


O levantamento contou com dados coletados por mais de 50 anos de quase 2 mil participantes saudáveis. Os cientistas descobriram que os impulsivos lideram a lista da probabilidade de problemas com o aumento de peso. Os que mais agem sem pensar muito chegaram a ter quase 10 kg a mais que os apresentam ponderar mais as situações e pensar antes de agir. Os mais cuidadosos, por sua vez, são tipicamente mais magros.

"Pesquisas anteriores já haviam encontrado que os impulsivos são propensos a compulsão alimentar e consumo de álcool", disse a autora do estudo, Angelina R. Sutin. "O caminho a partir de traços de personalidade para ganhar peso é complexo e, provavelmente, inclui mecanismos fisiológicos, além de fatores comportamentais. Esperamos identificar mais claramente a associação entre personalidade e obesidade, e tratamentos mais personalizados serão desenvolvidos". (Fonte: Terra)


Continue lendo