Boa forma

Período menstrual: 75% das mulheres têm de dor de cabeça

10 nov 2010 às 10:04

Estudos recentes realizados aqui mesmo no Brasil mostram que 75% das mulheres queixam-se de dor de cabeça no período próximo à menstruação, sendo a enxaqueca responsável por boa parte do mal estar. "É bom lembrar que 20% da população feminina têm enxaqueca", destaca Ricardo Teixeira, doutor em Neurologia pela Unicamp e diretor do Instituto do Cérebro de Brasília.
As flutuações dos hormônios sexuais da mulher não só explicam o porquê dela ter cerca de três vezes mais enxaqueca que o homem, mas também a íntima associação entre com o período menstrual. "Até 70% das mulheres que sofrem do mal percebem a associação, seja pelo fato de só ter crises de enxaqueca no período da menstruação, seja porque nessa fase as crises costumam ser mais fortes", descreve o especialista.

O médico explica que há várias estratégias de tratamento para a enxaqueca associada à menstruação. "Estudo publicado na última semana pela revista britânica Cephalalgia confirmou que o tratamento hormonal (estrogênio) é uma ferramenta valiosa", descreve. O que a pesquisa trouxe de novidade é que o uso de terapias hormonais tem a chance de reduzir a freqüência de crises não só no período perimenstrual (melhora em 81% dos pacientes), mas também ao longo do mês. O tratamento hormonal também permitiu uma extraordinária redução na quantidade de medicações que as mulheres usavam para dor de cabeça.

Enxaqueca é coisa séria. Para se ter uma idéia, ela ocupa o oitavo lugar entre os problemas de saúde de maior impacto no dia-a-dia de uma mulher. "Não faz sentido viver reclamando de enxaqueca sendo que o problema tem diversas formas de solução", sintetiza Dr. Ricardo.


Continue lendo