Boa forma

Pequenos cuidados tornam a malhação mais segura

31 dez 1969 às 21:33

O Carnaval já acabou e o ano realmente está começando no Brasil. Hora de colocar em prática as promessas feitas em 2008, dentre elas a de iniciar uma atividade física. Como as academias estão repletas de opções, muitas vezes o aluno não sabe qual a melhor escolha a fazer.

Segundo a professora de educação física Silviane Moreira, coordenadora de fitness da Academia Gustavo Borges, o ideal é vivenciar atividades diferentes. ''A musculação é fundamental para fortalecer o corpo e melhorar a postura. Mas os exercícios aeróbicos trabalham a parte cardiorrespiratória, lembrando que o coração também é um músculo. Outro ponto importante é se alongar sempre, para evitar problemas nas articulações''.


A pluralidade de atividades também garante um melhor resultado, de acordo com a especialista. ''O corpo identifica qualquer exercício diferente como um estímulo novo e responde a ele, potencializando o trabalho. O metabolismo também funciona melhor com a mudança de exercícios'', afirma.


Mas isso não significa que é necessário fazer uma aula diferente a cada dia, e sim alternar os tipos de exercício. ''Mesmo quem faz só musculação pode variar com mais pesos num dia, menos em outro, alternando os grupos musculares trabalhados. Quem faz sempre os mesmos movimentos e as mesmas aulas, vai perceber que uma hora o corpo não responde mais. É por isso que muita gente desiste dos exercícios'', comenta Silviane.


Embora a variação seja bastante vantajosa para qualquer objetivo, a professora concorda que existem aquelas modalidades mais recomendadas para cada fim. ''O ideal é que a pessoa faça duas ou três vezes na semana algo mais indicado para o que ela pretende, seja emagrecer, ganhar massa ou melhorar o condicionamento físico, e destine uns dois dias para alternar com outra atividade, diferente do que ela faz com mais frequência'', ensina.


A reportagem buscou nas academias e fora delas as melhores opções de aulas e atividades físicas para cada finalidade.


Perder peso


Quem está com uns quilinhos a mais e quer se livrar deles, não pode esquecer da importância de escolher alimentos saudáveis e menos calóricos, como frutas, legumes, folhas, cereais integrais e carnes magras. Mas os exercícios são um forte aliado na luta contra a balança.


Para quem quer perder peso, Silviane recomenda os exercícios aeróbicos, que fazem os batimentos cardíacos subirem e a transpiração aumentar. Aulas de body jump, bike indoor, step, corrida, caminhada e natação são as melhores pedidas. ''Aconselho a fazer essas atividades dia sim, dia não, e intercalar com outras não aeróbicas, como musculação ou alongamento'', explica.


Permanecer horas seguidas na academia em um único dia não é recomendável. ''O mais importante para perder peso é manter a frequência cardíaca ideal para cada aluno, dentro do seu limite, da faixa etária e do condicionamento cardiovascular, e fazer os aeróbicos pelo menos três vezes na semana, sempre de maneira intercalada'', afirma.


Ganhar massa


Para aumentar os músculos, que é a maneira mais saudável de ganhar peso, a melhor opção ainda são os exercícios nos aparelhos de musculação. Mas alguns erros clássicos podem atrapalhar o treino. ''Não adianta levantar muito peso achando que vai ficar enorme em poucos meses. A musculação é um trabalho de longo prazo e, geralmente, só depois de seis meses é possível começar a ganhar massa visivelmente'', diz Silviane.


Alternar a série a cada um mês e meio, segundo ela, é outra maneira de conseguir bons resultados. ''Nem sempre precisamos colocar uma carga muito pesada. Muita vezes a mudança de exercícios é melhor, lembrando de alternar os músculos trabalhados, dando um dia de descanso. Por exemplo, pode-se trabalhar pernas em um dia e braços no outro. Mas o biotipo é fundamental para o ganho de massa magra. Algumas pessoas desenvolvem músculos com mais facilidade do que outras'', lembra Sylviane. Outra dica da especialista é sempre alongar o corpo e dedicar dois dias de treino para exercícios aeróbicos, mesmo que mais leves.


Melhorar o sistema cardiorrespiratório


A combinação de exercícios aeróbicos com musculação é a melhor alternativa para quem deseja ter o fôlego imbatível e manter a estrutura física saudável. ''Para esses casos a pessoa pode frquentar a academia de três ou quatro vezes na semana e fazer as duas coisas: corrida ou aula mais puxada e sessão nos aparelhos de peso. Só correr ou caminhar não é o mais indicado porque a falta de força muscular pode lesionar as articulações'', alerta a especialista.


A natação e a hidroginástica também são ótimos exercícios para a respiração e a resistência. ''Nadar continua sendo o esporte mais completo. Antes a hidroginástica era vista como opção apenas para a terceira idade, mas isso mudou porque as aulas estão mais dinâmicas. O mais importante na escolha de uma atividade é que ela seja prazerosa. Se não for, o aluno acaba desistindo''.


Ao ar livre


Se a vontade de se exercitar existe, mas o orçamento não permite pagar uma academia ou as salas fechadas incomodam, ainda existe a possibilidade de malhar ao ar livre. As caminhadas, corridas e passeios de bicicleta precisam apenas de tênis e roupas confortáveis e um local adequado.

''O problema nesses casos é que as condições do tempo podem atrapalhar, principalmente em dias de chuva, e o local não ser adequado. O melhor é escolher percursos com subidas e descidas. Procurar um profissional antes de começar qualquer atividade também é fundamental para evitar problemas futuros'', diz Silviane.


Continue lendo