Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Psicologia

Pense magro! Programa ajuda no processo de emagrecimento

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Existe uma tendência de compensar situações como estress, cansaço, ansiedade, tristeza e raiva, comendo, o que pode gerar um quadro de sobrepeso - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem já não descontou aquela raiva em uma saborosa pizza? Ou já se empanturrou de chocolate para tentar esquecer a tristeza? Muitas pessoas associam comida a determinados sentimentos. Mas o que muita gente não sabe é que os problemas com o peso estão diretamente relacionados com questões comportamentais e emocionais.

"Eu chego em casa já pensando que mereço comer um chocolate, pois meu dia foi muito cansativo; ou meu dia foi tão produtivo, que vou comer um belo sanduíche. Se estou triste é para tentar compensar a tristeza, se estou feliz é para celebrar a felicidade", conta a empresária Cláudia Fontes. De acordo com a psicóloga clínica Luciana Kotaka, existe uma tendência de compensar situações como estresse, cansaço, solidão, ansiedade, tristeza e raiva, comendo, o que pode gerar um quadro de sobrepeso ou de obesidade, em razão dos excessos alimentares cometidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esse processo de aquisição de novos comportamentos pode ser alcançado através de um programa de emagrecimento, RAFCAL- Reeducação Afeto-Cognitivo do Comportamento Alimentar, onde o paciente desenvolverá um repertório de comportamentos, do qual ele aplicará em sua rotina alimentar, de forma adequada a sua realidade, assim emagrecendo e mantendo o peso almejado.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Mas esse processo que parece tão simples, na verdade exige a aprendizagem de novas condutas de comportamento: pensar, agir, comer, desenvolver comportamentos magros, é o primeiro passo para perdermos peso e tornar a manutenção do corpo magro, concreto.

Publicidade


Saber quando, quanto e o que comer, podendo desenvolver ferramentas eficazes para que seu emagrecimento seja efetivo, desenvolvendo uma relação adequada com a comida, com seu corpo e sua saúde.


Devemos ressaltar que o RAFCAL é um importante aliado nos processos de emagrecimentos, visto que a obesidade é multifatorial, vindo a complementar o trabalho de outros profissionais da área de saúde, como o endocrinologista, nutricionista, cardiologistas, educadores físicos, entre outras especialidades.
Lembre-se, não existe mágica, existe sim, a opção de se buscar uma melhor relação com seu peso, com você e com sua auto-estima.

Serviço:
Silvia Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica
Endereço: Rua Desembargador Otávio do Amaral, 457 - Champagnat
Telefone: (41) 3206-6717/9113-1212
www.comportamentomagro.blogspot.com


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo