Fazer parte do grupo de sedentários não é uma boa opção de vida para quem deseja ter um organismo saudável e prevenir algumas doenças. Musculação, exercícios aeróbicos, caminhadas... Qualquer prática esportiva faz bem para o corpo e a mente, mas a Fit Your Mind* revela cinco bons motivos para que você comece a pedalar, pois, a prática deste exercício reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
Atualmente, apenas 1 a 2% dos indivíduos praticam essa atividade regularmente. É claro que existem muitas pessoas que não possuem bicicleta, mas a realidade é que mesmo quem a possui utiliza raramente.
Um estudo realizado na Dinamarca durante 14 anos e meio mostra que a adoção da bicicleta como meio de locomoção para o trabalho (pressupondo uma média de 3 horas por semana) reduz em 40% o risco de mortalidade em comparação com um grupo de sedentários. O estudo levou em conta a idade, saúde e o estado socioeconômico.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
O professor de educação física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, alerta para que as pessoas voltem a ter hábitos saudáveis. "Precisamos tirar nossas bicicletas dos depósitos e voltar a usá-las. Voltar a se divertir com amigos e família em uma agradável pedalada". Dessa forma, além de se distrair e reduzir o estresse, o indivíduo melhora também a sua saúde.
Alguns benefícios importantes da pedalada
• Melhora a condição cardíaca, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial, obesidade e diabetes mellitus.
• Ajuda no controle de peso, queimando cerca de 300 calorias por hora.
• Melhora a disposição, reduzindo os níveis de estresse, depressão e ansiedade.
• Auxilia no equilíbrio e coordenação.
• Proporciona brilho à pele, melhorando assim seu aspecto.
Na infância, todo mundo já sonhou ganhar uma bicicleta. Para as crianças a 'bike' não é um equipamento para se exercitar, mas sim, um brinquedo. Essa é uma forma interessante de ver o mundo, que deveria ser 'copiada' pelos adultos. Se a pedalada for encarada como um estilo de vida e não como uma obrigação terapêutica, você terá mais prazer ao realizar o exercício e vai perceber que a atividade tem efeitos positivos não só sobre o seu corpo, mas também sobre seu humor.
*Empresa de origem lusa que promove a melhoria da qualidade de vida e o aumento do bem-estar e da longevidade das pessoas.