Praticar yoga está na moda. Mas afinal, o que é, como fazer, para quê serve, e quem pode fazer?
O yoga é um conjunto de técnicas para o desenvolvimento da saúde física, mental e psíquica. Além disso, ajuda a controlar o estresse e a aumentar o equilíbrio interior. É provável que você já tenha lido algo semelhante. O que pode ser melhor explicado é que existem diversos tipos de yoga. Cada um é indicado para um grupo específico de pessoas e cada tipo servirá para que cada indivíduo atinja seus objetivos.
Existem centenas de estilos de yoga pelo mundo. No Brasil, as mais conhecidas são: Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Kundalini Yoga e Swasthya Yoga. Segundo a professora de yoga e proprietária do Gaya Yoga Spa, Daniela Reis, "não há yoga melhor ou pior: cada estilo possui características, pontos fortes e recomendações distintas.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Mas como saber qual o estilo de yoga que mais combina com você? "O ideal é experimentar as aulas, conversar com o professor para conhecer a experiência dele, e avaliar se esta prática combina com suas intenções. Entretanto, é importante saber que em apenas uma aula é muito difícil tomar essa decisão. Após conversar com um professor, pratique por cerca de um mês, para aí sim poder avaliar melhor seus objetivos e expectativas", recomenda Daniela.
As aulas oferecem força e flexibilidade para homens e mulheres, e se engana quem pensa que o Yoga não pode ser desafiador e exigente. Muitos homens praticam yoga no lugar da musculação tradicional: eles também obtêm resultados como força muscular, flexibilidade e tônus, sem as possíveis consequências negativas como lesões e dores nas costas ou musculares.
Os diferentes estilos surgem justamente para se adaptar aos diferentes objetivos dos praticantes. Para todos, em qualquer idade e condição, o yoga diminui o stress, aumenta a resposta imunológica, relaxa, ensina a ter autocontrole e consciência corporal, além de fortalecer a musculatura e alongar, diminuindo dores causadas por má postura e enrijecimento do corpo.
Daniela recomenda o vinyasa flow para quem busca força e equilíbrio e gosta de desafios. "É uma seqüência dinâmica determinada pela respiração e permanência, que traz equilíbrio entre fluidez, força e flexibilidade, além de fazer um trabalho cardiorrespiratório mais intenso", explica. O hatha yoga ou yoga clássico é para quem busca uma prática mais leve, que, aliada à respiração e meditação, proporciona bem estar e acalma a mente. Iniciantes na prática do yoga, idosos e gestantes encontram neste tipo de aula a prática ideal. "É mais leve e relaxante. É também indicada para pessoas com limitações de saúde como problemas de coluna e hipertensão", completa Daniela.
Outros estilos são novidades no Brasil, como a prática de Yoga Restaurativa e Yoga mamãe & bebê. "A Yoga Restaurativa é uma aula desenhada para renovar o corpo e a mente, com posturas relaxantes, restaurando situações de estresse e ansiedade, encontrando um espaço de paz consigo mesmo. Já a aula de Yoga mamãe & bebê oferece uma prática super especial da mulher em companhia de seu bebê, aproveitando o momento para se alongar, enquanto também massageia e movimenta o bebê. Esta aula é indicada a partir dos 40 dias de nascimento até o engatinhar", explica a professora de yoga do Gaya Yoga Spa.
Serviço:
www.gayayogaspa.com.br