Nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física. Como em tudo na vida, o importante é fazer a escolha certa. A cada fase da vida, nosso corpo tem uma estrutura diferente que permite ou não determinados exercícios físicos. Veja, a seguir, algumas dicas de especialistas das atividades físicas adequedas para cada faixa etária. Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer "malhação", é muito importante uma completa avaliação física.
Dos 20 aos 30 anos
Aproveite esta fase em que tudo está perfeito e os músculos, ligamentos e articulações suportam mais. Os mais indicados são aulas de musculação aliadas aos exercícios aeróbios, como corrida e caminhada ou em atividades dinâmicas como as aulas de step, box, spinning, jump e até escalada indoor para os adeptos dos esportes radicais.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Dos 30 aos 40 anos
Yoga (dos 30 aos 40)
Os exercícios que proporcionam alongamento como yoga e pilates são as atividades mais indicadas para manter o corpo mais tonificado e flexível. Para que as mulheres não percam a capacidade aeróbica é recomendado que, a partir dos 25 anos, a prática destes exercícios sejam regulares.
Dos 40 aos 60 anos
Musculação (dos 40 aos 60)
É chegada a hora das mulheres cuidarem dos sintomas da menopausa, que se estendem dos 45 aos 58 anos. Para espantar a apatia, insônia e dor de cabeça, próprias deste período da vida, o mais indicado são exercícios de fortalecimento como caminhada e musculação. Estes exercícios também ajudam na redução da incidência de diabetes, câncer e problemas cardíacos, além de ajudar a queimar a gordura abdominal.
Dos 50 aos 60 anos...
Hidroginástica (dos 50 aos 60)
Nesta fase, é recomendada a prática de exercícios na água devido a redução do impacto dos movimentos sobre os músculos e estrutura óssea. Além da natação e hidroginástica, pode-se também praticar musculação assistida para dar força aos músculos e reduzir a perda de massa óssea.