Boa forma

O que você precisa saber para começar a correr

31 dez 1969 às 21:33

Praticar atividades físicas é sem dúvida, essencial para a as pessoas que se preocupam com sua saúde e bem-estar. Mas nem sempre há tempo para as aulas com horário agendado na academia. Por isso, a boa e velha corrida acaba sendo a melhor opção para queimar calorias e trabalhar o sistema cardio-respiratório. Mas para começar a praticar o esporte, alguns cuidados essenciais são exigidos para evitar problemas.

A prática da corrida é indicada para pelo menos três vezes por semana. De acordo com a cardiologista do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, Airma Cutrim, a avaliação física antes de começar a correr é fator importante para homens, mulheres e crianças e deve ser realizada periodicamente seja em treino recreativo ou provas competitivas. "O ponto inicial da avaliação deve ser sempre uma entrevista com um profissional de saúde para que o individuo relacione as doenças pré-existentes ou em familiares. A fase seguinte é a realização de exames cardíacos, testes de flexibilidade, abdominal e postural", explica a especialista.


Alimentação e hidratação são essenciais para um bom desempenho durante a prática da corrida. Segundo a médica, os alimentos devem ser ingeridos de três a quatro horas antes dos exercícios dando preferência para alimentação de fácil digestão rica em carboidratos (60 a 70%) e com pouca proporção de proteínas e gorduras. Independente do horário que o individuo prefira correr, pães e frutas são alimentos ideais para serem consumidos. Queijos com baixo teor de gordura também podem ser ingeridos. Alimentos com alto teor de açúcar assim como aqueles que causam flatulência devem ser evitados.


Hidratatação


Líquidos são sempre bem vindos a qualquer hora do dia e principalmente para quem prática esporte. A água tem a função de regular da temperatura corporal e fazer o transporte de nutrientes para todo o corpo. Por isso, a perda de 20% da água corporal pode levar em, casos extremos, um indivíduo a óbito, e a perda de apenas 10% pode causar tontura, mal estar, entre outros problemas mais graves. "A desidratação durante o exercício também pode acarretar cãibras musculares, perda de coordenação, distúrbios gastrintestinais e superaquecimento do organismo", explica a especialista.


A ingestão de água é recomendada para atividades com até uma hora de duração. À partir de então, o ideal é repor sais minerais perdidos na transpiração dando preferência água de côco e bebidas ricas em sódio. Após a atividade física deve-se ingerir líquidos à vontade de preferência acrescidos de carboidratos.

Outro ponto necessário para a prática da corrida tanto para quem está começando como para quem já corre com freqüência é realizar alongamento antes e após da corrida ou caminhada. "A única maneira de evitar dores musculares é o alongamento correto feito sempre com a orientação de um profissional", conclui a doutora.


Continue lendo