Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Espante a preguiça

Nem só de verão vive a saúde do corpo

Redação Bonde
23 abr 2010 às 09:22

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na medida em que as roupas curtas e fresquinhas aparecem com a chegada do verão as academias vivem um de seus melhores momentos. Homens e mulheres de todas as idades, querendo aparentar saúde e beleza, lotam as salas de ginástica atrás de um corpo esbelto. Mas até onde vai essa animação toda? "Infelizmente dura só o tempo do calor mesmo. Com o frio as pessoas perdem o pique e voltam para a vida sedentária de sempre", alerta o personal trainer José Antonio Pinheiro, da Bio Personal Training, academia de Rio Preto. Segundo ele o desânimo acaba vencendo a maioria das pessoas. "O pessoal deixa de mostrar mais o corpo e por isso não se interessa mais em manter os resultados obtidos com as atividades físicas. Na verdade eles só funcionam no verão", completa.

Manter uma rotina de exercícios físicos durante todo o ano, faça chuva, sol ou frio, realmente é difícil, mas não impossível. E com a mídia cada vez mais evidenciando a beleza física e o prazer de ser saudável não é de se admirar o aumento significativo de pessoas nas academias em determinadas épocas do ano. Mas como em quase tudo nessa vida, a atividade física está intimamente ligada à disciplina. "As pessoas vêm animadas para a academia, mas se esquecem que os resultados não surgem de um dia para o outro. É preciso perseverar", assegura Pinheiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Para quem quer ser feliz com sua imagem e sua saúde é imprescindível entender que a atividade física deve ser feita de forma contínua. Estudos comprovam que a atividade física previne doenças de todos os tipos, físicas e psicológicas, e por isso deve ser levada a sério principalmente a partir dos 40 anos, que é quando há um declínio mais acentuado dos processos fisiológicos. "A partir da meia-idade a taxa metabólica costuma cair de forma acentuada. Com isso fica mais difícil, por exemplo, controlar o peso. Nessa época também cai a resistência muscular, a força e o equilíbrio de modo geral", explica o personal. Aquele que entendeu isso e pratica exercícios de forma regular percebe uma maior qualidade na vida diária, com redução no risco de doenças como hipertensão, derrame, câncer, diabetes, osteoporose e até a depressão. "Sem contar a auto-estima que se eleva, trazendo um desenvolvimento social muito bom", afirma Pinheiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil

Por essas e outras José Pinheiro relembra a importância em se manter firme nos propósitos dos exercícios não somente no verão, mas durante todo o ano, já que a saúde deve ser uma preocupação de todos a todo momento. A motivação de cada pessoa varia muito, mas a parte positiva alcança a todos. "O corpo humano leva um tempo para se acostumar com a atividade física, mas quando isso ocorre tudo muda. A pessoa deve criar o hábito da persistência para chegar aos objetivos traçados, pois os resultados aparecem em todos os aspectos da vida", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo