No começo as pessoas se mostram decididas: chegou à segunda-feira e agora vai! Está na hora de começar a perder peso! Algumas até consultam o médico, realizam exames e verificam que está tudo bem. Começam praticar exercícios e fazem acompanhamento com nutricionista. É claro que diante de tanto empenho os ponteiro da balança começam a baixar. No entanto, com o passar das semanas eles parecem estagnados, não saem do lugar. Aí começam os questionamentos: O que será que aconteceu? Será que a balança quebrou? O cardápio não foi tão bem elaborado? Será que o médico não é tão bom assim?
Segundo Viviane Christina de Oliveira, endocrinologista e metabologista da Endoquali, não é nada disso. Quando o plano de dieta chega a este ponto você pode estar sucumbindo aos sabotadores da perda de peso. "Sabotadores são os nossos inimigos internos que criam padrões de comportamento em resposta a situações corriqueiras da vida. Esse comportamento que você não compreende o mantém preso a velhos hábitos e o impede de realizar uma mudança positiva. Muitas vezes eles são inconscientes e se apresentam sob a forma de resistência, medo e dúvida quando o seu corpo e mente se aproximam da mudança desejada", explica.
A especialista destaque que consciência sobre os fatores que podem atrapalhar a perda de peso torna muito mais fácil o propósito de emagrecer. Viviane Oliveira listou alguns fatores comportamentais que podem sabotar qualquer dieta, inclusive a sua. Fique de olho!
A médica conta que a chave para eliminar os sabotadores está na consciência sobre as emoções, o que por consequência trará consciência sobre o corpo e as escolhas. Uma dica simples é fechar os olhos, prestar atenção no seu coração e perceber como se sente emocionalmente. Sem nenhum tipo de envolvimento, o ideal é concentrar-se e observar os sentimentos, tornar-se espectador de si mesmo, ou seja, vivenciar o que o corpo está vivenciando. "Após esta interiorização, reflita sobre as escolhas e a melhor forma de tomar as decisões que precisa. Tente fazer isso diariamente, sem expectativas nem preconceitos. Com o tempo as mudanças acontecerão naturalmente e você irá superar seus sabotadores tendo a mente livre de condicionamentos antigos. Não é preciso sofrer e seus objetivos de perda de peso estarão ao seu alcance", completa Viviane Oliveira.