Boa forma

Mitos sobre a musculação podem atrapalhar seu treino

30 mai 2011 às 09:19

Muita gente aproveita a aula na academia para tentar esclacer dúvida sobre a prática de determinadas atividades. Uma das que mais gera questionamentos é, sem dúvida, a musculação. A atividade é cercada por mitos e verdades que podem interferir no seu desempenho durante os treinos.

Quem nunca ouviu questões como: "uma pessoa muito forte nunca pode parar de treinar, senão os músculos se tornam flácidos!" ou "tomar banho após uma série intensa de exercícios impede o desenvolvimento dos músculos..." e ainda, "apenas com uso de complemento alimentar, você consegue musculatura volumosa". O fato é que os praticantes, muitas vezes experientes, acabam encarando frases assim como verdade absoluta. Mas elas nem sempre são verdades.


Segundo Wilmar dos Santos, professor e gerente técnico da rede Cia Athletica, a musculação é preciso tomar cuidado com mitos que rondam a prática da musculação. "A verdade absoluta é que o ganho de massa muscular varia de pessoa para pessoa, e por isso é necessário avaliar a predisposição genética de cada um. Há quem tenha dificuldades para criar músculos, mas uma ótima aptidão para corrida. E há quem tenha facilidade para ter músculos maiores, mas pouca condição cardiovascular", compara.


O mesmo vale para o aumento do peso. "É caso a caso. Para uns, a musculação significa peso a mais. Para outros, não", diz o professor. "É fato que o músculo pesa mais do que a gordura, mas é um peso magro". O importante, ressalta, é ter equilíbrio entre a proporção de gordura em relação ao peso magro.


Alimentação

"Para ficar com músculos bem definidos não há necessidade de complementação alimentar", avalia Wilmar. Segundo ele, conta mais ter uma alimentação saudável e balanceada, que atenda as necessidades exigidas pelo exercío praticado. "O importante é praticar exercícios e comer bem (não significa comer muito!). Para saber como conciliar a melhor alimentação com a prática de exercícios mais intensos, Wilmar recomenda buscar a orientação de um nutricionista. (Fonte: Portal Vital/Unilever)


Continue lendo