Calma. Você não vai sair por aí de armadura e com uma espada na mão. A nova malhação traz de volta o sistema de treinamento de grandes gladiadores com exercícios que movimentam todas as regiões do corpo, músculos e outras estruturas jamais trabalhadas anteriormente. É o treinamento funcional, uma ciência do esporte que tem como principal objetivo buscar estratégias mais eficazes para o treinamento de atletas de alta performance. A novidade é que a revolução já chegou ao praticante comum e já mudou a rotina das academias do país.
"O treinamento funcional aumenta o desempenho, previne lesões e torna o corpo mais inteligente", explica D´Elia, precursor do treinamento funcional no Brasil. A técnica, usada pelos melhores atletas do mundo, executa os movimentos de forma mais eficiente e os benefícios são vários: ganho de força e massa muscular, perda de peso e gordura, aprimoramento da postura, desenvolvendo de forma equilibrada todas as capacidades físicas como: equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência.
O treino aciona músculos e articulações de forma global, em cadeias musculares desenvolvendo coordenação motora, agilidade, equilíbrio, força e condicionamento cardiorrespiratório. Os exercícios funcionais são direcionados ao fortalecimento da musculatura necessária às atividades cotidianas e aos gestos técnicos das diferentes modalidades esportivas, reproduzindo tais gestos e atividades com exercícios específicos.
Estes permitem ao sistema muscular ativar e recrutar as fibras musculares adequadamente, o que aumenta a capacidade funcional do indivíduo nesta determinada tarefa. Assim, quanto mais parecido o exercício com a atividade ou o gesto motor que este está tentando reproduzir, melhor será seu desempenho e seus ganhos. É indicado para todas as idades e também para reabilitação de deficientes físicos.
No dia 30 de outubro, líderes do treinamento funcional do Brasil e do mundo vão se reunir em São Paulo para um circuito de debates e palestras voltadas para o futuro do treinamento de alta performance. Pela primeira vez no Brasil, Rendy Hetrick, ex-oficial da marinha americana e criador do TRXâ Suspension Training (treinamento em suspensão), conta como transformou alças e cordas de paraquedas em um dos equipamentos mais revolucionários de treinamento esportivo dos últimos tempos e que se tornou item indispensável não só para soldados e atletas, como para qualquer pessoa.
Exemplo de treinamento funcional:
www.youtube.com/watch?v=y-wHZeaqChE&feature=related
Serviço
3º Fórum Internacional de Treinamento Funcional
www.forumtreinamentofuncional.com.br
Data: 30/10
Horário: das 9h às 18h30
Local: Fecomércio - Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista - São Paulo