O momento inesquecível aconteceu, você deu a luz ao seu filho e agora se divide entre as tarefas de mãe, esposa e profissional. O corpo ainda carrega as marcas da gravidez e, por isso, o desejo de se exercitar é grande. A insegurança em ficar longe do bebê também não ajuda, além das dúvidas referentes aos exercícios físicos adequados para este momento da vida.
Se você já foi atleta ou sempre fez atividade física, mesmo moderadamente, poderá retornar à academia e praticar as atividades que mais gosta desde que isso aconteça de forma progressiva, que respeite limites de desconforto e dor e, principalmente, que receba a liberação do médico obstetra. Caso você não tinha o hábito de praticar esportes o cuidado deve ser dobrado, é necessário iniciar os treinos com exercícios leves.
Em ambos os casos, a hidroginástica é muito recomendada. "Além da redução de impacto, esta modalidade ajuda na circulação e na drenagem da região abdominal e dos membros inferiores, proporcionando uma diminuição de edemas", explica Eloize Chiarreotto Ropelle, professora da Fórmula Academia de Campinas.
Com pique e determinação, você poderá realizar atividades físicas todos os dias, mas não faça nada por conta própria. A programação das atividades deve ser criada por um profissional de educação física. Segundo a professora, o cronograma de exercícios pode mesclar atividades mais leves como aulas de alongamento e postura, que também contribuirá para o relaxamento da mãe.
Seja na hidroginástica ou em qualquer outra atividade física, o importante é reiniciar a prática de esportes pensando na qualidade de vida. Não matricule-se na academia buscando conquistar o corpo perfeito rapidamente. "As mães recentes devem ter consciência de que o corpo sofreu alterações intensas tanto ósseas quanto fisiológicas durante a gestação. Existe um tempo para que estas alterações sejam recuperadas e isso depende muito de cada organismo", comenta Eloize.
Caso você não pensa em ficar nenhum minutinho longe do bebê, uma ótima opção é inscrevê-lo numa aula de natação para crianças. A partir dos 6 meses, seu pequeno poderá cair na água ao seu lado, é uma ótima oportunidade para aumentar a afetividade, confiança e convivência entre você e ele. Além disso, é um excelente estímulo para que você volte a frequentar o espaço da academia e introduza o bebê a uma vida saudável.