Com a queda da temperatura, muitas pessoas deixam o desânimo tomar conta do corpo, se afastam das academias e, consequentemente, descuidam da saúde e da forma física. Mas, é preciso reverter a situação. Durante a temporada de dias frios é possível adaptar a rotina de atividades físicas, mas é preciso ficar atento na hora de se exercitar para evitar lesões. Lembre-se: no inverno o primeiro passo é caprichar no aquecimento.
De acordo como o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se (www.movimente-se.com), não existe uma atividade física mais indicada para ser praticada no inverno. O que deve existir é uma atenção à adaptação do corpo em função das condições climáticas para os movimentos que serão desenvolvidos no período de baixas temperaturas. A natação, por exemplo, se não for praticada em uma piscina aquecida, fica muito mais difícil. A corrida também é outro exercício que deve ser praticado, levando-se sempre em consideração o cuidado com o clima, pois as temperaturas corporais e do ambiente podem entrar em choque durante a atividade física.
Aquecimento
No inverno o aquecimento para começar o treino ganha ainda mais importância. "Além de aumentar a temperatura corporal, ele lubrifica as articulações, o que ajuda a prevenir eventuais lesões. Uma excelente maneira de aquecer é combinar um alongamento dinâmico, que são movimentos corporais que exploram toda a amplitude articular, realizados de forma lenta e em diversos planos, combinado com o tradicional trabalho cardiovascular, na esteira ou bicicleta em intensidade leve a moderada, por 10 a 15 minutos antes de iniciar a parte principal do treino", aconselha o Carlos Klein.
Atividades ao ar livre
Se a opção for pela prática de exercícios ao ar livre, o personal recomenda também cuidados redobrados com a hidratação. "O ar seco e aumento da poluição, comuns nessa época do ano, provocam maior irritação das vias aéreas superiores. Por isso, é preciso prestar atenção à hidratação, molhando a boca ou ingerindo algum líquido, mesmo em pequena quantidade, a cada 5 ou 10 minutos de atividade. Dessa forma, é possível diminuir a irritação provocada pelo clima do inverno", orienta.
Roupa ideal
A roupa ideal para ser usada durante os exercícios é aquela com tecido leve e fácil de tirar, pois com o movimento da atividade, a temperatura corporal aumenta naturalmente e surge a necessidade de remover o agasalho. As principais marcas esportivas têm roupas com estas características.
Carlos lembra que no inverno as pessoas acabam tendo mais dificuldade para emagrecer, apesar de haver uma maior gasto calórico para manter a temperatura corporal. "É mais difícil emagrecer no inverno porque as pessoas comem mais do que o normal e ingerem alimentos mais calóricos nos dias frios. Além disso, não têm vontade de sair do aconchego da cama, sofá ou do ambiente confortável do trabalho, para ir à academia ou fazer uma boa caminhada. Nesse período, as pessoas ingerem mais calorias do que gastam e o resultado disso são os quilos a mais na balança.