Com o início dos dias frios e chuvosos muitas pessoas ficam desanimadas e abandonam a regularidade na prática de exercícios. Na academia Fit Premium, por exemplo, a primeira mudança observada nos dias frios é a redução no fluxo de pessoas na musculação, pois a maioria procura exercícios que aquecem o corpo rapidamente. "Nas aulas de ginástica as pessoas mantem a disciplina com maior facilidade, porque 80% das turmas são formadas em fevereiro e março e vão até novembro. Quando as pessoas se reúnem em grupos, a troca de incentivos ajuda a manter a prática", conta Marcelo Teixeira, gerente da rede de academias Fit. Ele ainda destaca que as turmas do turno matutino são as que mantêm maior frequência.
E muitos não sabem, mas esta é a época do ano em que é mais fácil emagrecer, pois o corpo gasta mais calorias. Mas não existe mágica, é preciso combinar uma boa alimentação com a prática de exercícios. E aqueles que procuram a academia apenas no verão precisam redobrar os cuidados. "Ao abandonar a academia quando o frio chega as pessoas perdem o resultado que conseguiram com a disciplina de ter treinado e se alimentado bem durante o verão. O segredo é entender que atividade física e uma boa alimentação não devem ser comportamentos temporários" ensina Ana Baraldi, nutricionista da Fit.
Ela ainda explica para quem pretende apostar em dietas muito restritivas para manter a forma, que este comportamento faz com que o cérebro ative um sinal de alerta. "O corpo simplesmente vai estocar tudo que comemos para armazenar o máximo que puder de energia, inclusive acaba utilizando a massa muscular para suprir suas necessidades diárias", conta a especialista. A pessoa que fizer dietas restritivas vai engordar novamente e muito rápido, pois o organismo quer sempre recuperar o que perdeu.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Geralmente fica mais difícil emagrecer depois de uma dieta muito rígida, o organismo fica acostumado e já sabe que você vai tirar todo o combustível dele.
Por isso, a boa alimentação é parte fundamental da rotina daqueles que fazem exercícios físicos pensando exclusivamente no gasto calórico.
A nutricionista recomenda o consumo de alimentos termogênicos, como o café, o gengibre e a pimenta, que aceleram o metabolismo e auxiliam na queima das calorias. "Além de consumir esses alimentos, o ideal é praticar uma atividade física regular, no mínimo três vezes por semana, para manter o metabolismo acelerado", sugere.
Segundo o professor de musculação Bruno Scroccaro, exercícios como corridas na esteira ou mesmo aulas de spinning, que oscilam a frequência cardíaca proporcionam um maior gasto de calorias. "Isso é característica do chamado treinamento intervalado, que é a aplicação repetida de exercícios e períodos de descanso de modo alternado" explica Scroccaro. Ele ainda chama atenção para o fato de que as pessoas que praticam atividades físicas apenas no verão, devem ter cuidado redobrado ao voltar à malhação, pois ficar muito tempo sem exercícios prejudica o preparo físico aumentando a probabilidade de haver lesão e, em casos mais graves, problemas fisiológicos. Por isso, ele recomenda que as pessoas procurem atividades que despertem o interesse pessoal e não as mais frequentadas. Esta postura simples pode ser uma boa opção para aqueles que não se sentem motivados a voltar para a academia quando o verão acaba.