A prática da hidroginástica já superou a fase de exercício da moda, mas continua fazendo sucesso entre homens e mulheres. Cansadas dos desgastantes exercícios das academias, muitas pessoas acharam na hidroginástica a combinação perfeita de condicionamento físico, prazer e relaxamento mental.
Por ser uma atividade física praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui cerca de 90%, eliminando o impacto muscular e das articulações. Por isso, a hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico.
Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular. A hidroginástica é indicada também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.
Segundo o médico ortopedista Roniel Tadeu de Faria, esse exercício físico é comprovadamente benéfico para a pressão sanguínea, melhorando a função cardiovascular, tonificando os músculos, dinamizando a flexibilidade das articulações e diminuindo as gorduras corporais e o estresse. "A hidroginástica tem um resultado fisiologicamente melhor que o da academia porque é mais saudável", compara o médico.
Apesar de ter um gasto calórico de 260 a 400 kcal por hora, a hidroginástica sozinha não emagrece. Quem quer emagrecer deve associar a prática dessa atividade à dieta uma alimentar de baixa caloria. Se nas aulas, o aluno perde energia, ele não deve repor tudo o que foi gasto nos exercícios comendo guloseimas. A seleção dos alimentos é fundamental.
Outros benefícios
Melhore o rendimento físico
Para gestantes
A hidroginástica é um exercício ideal para as gestantes, já que ao contrário dos exercícios realizados no solo, não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão, além de diminuir a tensão nas articulações.
A atividade mexe todos os músculos do corpo, proporcinando maior condicionamento físico e equlíbrio para a gestante. Os exercícios respiratórios que fazem parte da hidroginástica ajudam na circulação, relaxam e melhoram a qualidade do sono das praticantes.
Em geral, as gestantes estão liberadas para a hidroginástica após o terceiro mês de gestação, mas é importante ressaltar que para iniciar essa modalidade é preciso autorização do obstetra. Os exercícios podem ser praticados durante toda a sua gestação, se não houver impedimento médico.
(Com informações da Unimed São José dos Campos e Academia Corpo Perfeito)