Pessoas obesas sofrem de diversos problemas de saúde, isso todo mundo já sabe. No entanto, quando o assunto se relaciona às mulheres a atenção deve ser maior, pois mulheres obesas ou acima do peso correm risco maior de ter um trabalho de parto demorado, o que pode acarretar em problemas para o feto, aumentando também a necessidade de optar por um parto cesariana.
O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, financiado pelo governo americano, e revelou que o trabalho de parto das mulheres obesas dura, em média, 30% mais do que o das mulheres com peso normal. Além disso, a gravidez de mulheres que têm excesso de peso pode aumentar os problemas comuns em uma gravidez e cresce a chance de ocorrerem doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
Mais de 600 mulheres foram acompanhadas pelos cientistas na primeira gravidez, pois só assim eles puderam estudar o porquê de as mulheres obesas terem uma incidência maior de cesarianas.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Os médicos aconselham as mulheres que desejam engravidar e estejam acima do peso ou obesas para que procurem orientação especializada para perder peso. A orientação é fundamental para que não sejam feitas dietas que promovam perda de peso que, muitas vezes, comprometem o estado nutricional das gestantes. (Com informações do Portal Educação)