A maioria das pessoas sabe que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde, além de melhorar esteticamente o corpo. Para conquistar o resultado esperado, tão importante quanto a prática da atividade é a escolha do tipo de exercício, frequência e intensidade com que será realizado. Por isso, os treinamentos feitos sob a orientação de um personal trainer, que desenvolve um programa individualizado, apresentam melhores resultados – e em menos tempo.
"Um acompanhamento individualizado possibilita a correta prescrição do treinamento e, consequentemente, resultados mais satisfatórios" explica o professor d Educação Física Otávio Tavares, que é especialização em Fisiologia do Exercício e que trabalha há 10 anos como personal trainer.
Entretanto, o professor ressalta que "é fundamental ter em mente que cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo estímulo". Por isso, é fundamental seguir as orientações do profissional. O personal trainer indicará os exercícios adequados e acompanhará sua correta execução e evolução, sempre que necessário. "A realização de atividade física individualmente orientada, mesclando disciplina, dedicação e descanso, aliada a uma alimentação adequada, possibilita alcançar os resultados desejados", reforça prof. Otávio.
Mas, antes de começar uma atividade física são necessários fazer alguns exames. Deve ser feita uma avaliação cardiológica – realizada por médico especialista, e a análise da composição corporal, para determinação do percentual de gordura, que servirá de base para definir que tipo de trabalho será proposto.
Principais diferenciais do acompanhamento com um personal trainer
• Atua tanto no condicionamento físico quanto na manutenção da saúde
• Propõe atividades aeróbicas para emagrecimento e estética
• Atendimento e acompanhamento individualizado
• Possibilidade de variação de atividades
• Comodidade na escolha e variação de locais para execução das aulas
• Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do cliente
• Maior motivação causada pela presença constante do profissional durante o exercício
• Treinamento específico para corredores, ciclistas e triatletas