Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Malhação

Exercícios fazem bem antes, durante e depois da gestação

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Especialista explica que a prática de exercícios durante a gravidez só apresenta benefícios para a mãe e o bebê - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em tempo de grandes investimentos na imagem pessoal, a gestação pode gerar ansiedade em algumas mulheres, especialmente naquelas que rotineiramente travam uma batalha com a balança. Com o nascimento do bebê, são deixados de 5 a 6 quilos para trás, mas os demais vão demandar alguns cuidados para desaparecer. "Nesse aspecto, sempre largam na frente aquelas que mantiveram uma rotina de atividade física durante a gravidez", ressalta Ana Cléia Fonseca, professora da Contours, rede de academias para mulheres.

Logo após a confirmação, a gestante deve consultar o médico assistente para verificar se pode realizar exercícios e que modalidades são indicadas para o seu caso. "Mesmo aquelas que já mantêm a prática regular devem ouvir seu obstetra", complementa Ana Cléia. Uma vez liberados, os exercícios devem ser monitorados por um profissional de educação física, especialmente no primeiro trimestre da gravidez.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Usualmente são indicados 30 minutos de atividades, 5 vezes por semana. Os benefícios ultrapassam a manutenção do peso saudável: "Mulheres que se exercitam tendem a ter um melhor trabalho de parto. Além disso, o exercício melhora a circulação; reduz os riscos de diabetes gestacional, complicações obstétricas e trabalho de parto prematuro; e diminui a sensação de fadiga", destaca a professora de educação física. Completam o rol de vantagens a melhora na auto-estima e redução da ansiedade - típica dessa fase feminina.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


É importante que a cliente informe à academia e ao instrutor que está grávida e que busquem orientação nutricional. "Essa dobradinha é imbatível para quem quer viver a gravidez de maneira saudável", explica a professora.

Após o nascimento do bebê, o retorno à academia é muito importante para a correção da flacidez abdominal e do contorno do corpo, mas requer liberação médica. Normalmente ocorre em duas semanas após o parto normal e em seis semanas quando a paciente é submetida à cesariana. Seja qual for o procedimento, quanto antes a atividade física for retomada, mais rápida será a resposta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo