A vaidade é algo que acompanha a maioria das mulheres desde a pré-adolescência até a melhor idade. E cuidar da beleza e da saúde está longe de ser apenas aprender a maquiar, freqüentar o cabeleireiro e fazer as unhas. Manter o corpo saudável já se tornou regra e está começando cada vez mais cedo. A atividade física deve ser praticada em todas as idades, mas em algumas fases da vida certas regiões do corpo devem receber mais atenção e cuidados especiais. É certo que exercícios trazem mais qualidade de vida para a saúde da mulher.
A educadora física e coordenadora da unidade Pinheiros da Triathon Academia, Selma Schmidt, explica qual o melhor treino para cada idade. "Dos 20 aos 30 anos o corpo está bem próximo ao que toda mulher sonha e as atividades físicas trazem resultados facilmente nessa fase. O alvo dos treinos deve ser o glúteo com exercícios focados pelo menos três vezes na semana.", orienta Selma.
A freqüência dos exercícios deve progredir gradualmente e se torna essencial na fase adulta. Dos 30 aos 40 anos a prática deve ser realizada pelo menos quatro vezes na semana. O abdômen deve ganhar cuidados especiais nessa fase em que a massa muscular diminui e, devido ao estresse e a correria do dia a dia, a mulher passa a acumular mais gorduras, principalmente nessa região.
"Após os 40 anos a mulher já começa a manifestar sinais de menopausa, nessa fase o organismo já não promove resultados tão intensos e rápidos como aos 20 anos. Essa é a hora de intensificar os treinos diariamente e focar nos tríceps, para não cair no temido "tchauzinho flácido", explica Selma". É claro que os exercícios aeróbicos não podem ficar de fora nesse momento, afinal perder as gordurinhas extras é o principal objetivo da mulher vaidosa.
Na melhor idade as alterações no corpo e a perda progressiva das aptidões funcionais do organismo aumentam o risco do sedentarismo e podem limitar a capacidade de realização das atividades rotineiras. "Nessa fase é de extrema importância manter as atividades físicas diárias para alcançar um envelhecimento saudável. A hidroginástica é uma ótima opção para essa etapa já que é feita na água e assim reduz os impactos. Essencial para combater os sintomas da menopausa a atividade ainda proporciona prazer e sensação de bem estar", completa a educadora Selma Schmidt.
Serviço:
www.triathon.com.br